TCE-AM apura omissão ambiental da gestão de Mateus Assayag em Parintins
Amazonas – O prefeito de Parintins, Mateus Ferreira Assayag, agora está no centro de uma investigação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), após uma representação apresentada pelo Ministério Público de Contas (MPC) ser oficialmente admitida nesta segunda-feira (11).
A denúncia gira em torno de algo que deveria ser prioridade em tempos de crise ambiental: a falta de políticas públicas voltadas para o clima.
Segundo o processo nº 14173/2025, a gestão municipal teria falhado em implementar ações, planos e estratégias financeiras voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas — um vacilo que, segundo o MPC, pode colocar comunidades inteiras em risco.
A suspeita de omissão preocupa justamente por vir de uma cidade estratégica no coração da Amazônia.
Em tempos de enchentes severas, secas prolongadas e aumento da vulnerabilidade socioambiental, a falta de planejamento climático pode ter consequências diretas sobre a qualidade de vida da população.
O despacho foi assinado pelo gabinete da Presidência do TCE-AM, em Manaus, e autoriza o avanço da apuração.
Agora, o prefeito será notificado e terá a chance de apresentar sua defesa. Enquanto isso, o caso segue para análise técnica e posterior julgamento pelo plenário do tribunal.
Se confirmadas as irregularidades, a gestão de Mateus Assayag poderá ser responsabilizada por negligência na proteção ambiental e no uso de recursos públicos destinados à área climática.
Veja documento