Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Revoltado com as queimadas conselheiro Josué Neto crítica presidente do Ipaam que quer destruir Tarumã

Compartilhe
Revoltado com as queimadas conselheiro Josué Neto crítica presidente do Ipaam que quer destruir Tarumã

Manaus – O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) Josué Neto usou suas redes sociais na tarde desta quinta-feira (28), para criticar o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Juliano Valente sobre uma possivel instalação de uma lixeira aterro a poucos metros do rio Tarumã e disse;

“Nunca o amazonense sentiu tanta falta do período chuvoso como tá sentindo hoje! o capitalismo selvagem tem que tornar o ambientalista selvagem,URGENTE” disse em tom de advertência

Em outra parte da postagem o conselheiro retruca e diz “É o fim do mundo! Quem deveria proteger a natureza, está matando a mesma” disse josue expressando sua indignação.

veja a publicação na íntegra;

Em outro momento o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), suspendeu as licenças concedidas ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a construção e operação de um aterro sanitário na área de floresta do Tarumã, em Manaus. A decisão foi proferida no dia 28 de agosto de 2023 pelo conselheiro Mário de Mello.

Essa obra foi autorizada para o km 13 da BR-174, próximo ao igarapé do Leão e ao rio Tarumã-Açu.

De acordo o conselheiro Mário de Mello, as licenças contrariam o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o uso de áreas de preservação ambiental para a criação de lixeiras.

Para o conselheiro, “a construção do aterro sanitário em uma área de preservação permanente, como foi autorizado pelo Ipaam, pode representar um perigo iminente de dano ao meio ambiente”.

Conforme o relatório de Mello, a lei manda fazer justamente o contrário, que é acabar com lixões e outros depósitos de resíduos similares, que poluem o solo, a água e o ar.

Dessa forma, esse aterro no Tarumã, em uma área de preservação permanente, causou preocupação e muita polêmica.

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais