Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Retrospectiva 2025: Tadeu de Souza consolida espaço na mídia nacional com defesa firme do Amazonas

Compartilhe
Retrospectiva 2025: Tadeu de Souza consolida espaço na mídia nacional com defesa firme do Amazonas

Amazonas – O vice-governador Tadeu de Souza teve voz ativa na defesa dos interesses do Amazonas na imprensa nacional e colocou o estado no centro dos debates políticos do país. No balanço de sua atuação ao longo de 2025, publicado nas redes sociais, nesta terça-feira (30/12), Tadeu destacou a série de artigos publicados em veículos de circulação nacional, como Veja, CNN Brasil, Poder360 e Gazeta do Povo.

As publicadas assinadas pelo vice-governador mostram a realidade do Amazonas e expõem a ausência de políticas públicas do governo federal nas áreas de segurança pública e infraestrutura adaptadas à realidade de quem vive na região.

“Não somos invisíveis, e sim a riqueza da nação. O Amazonas está no centro do debate nacional. Fiz a defesa permanente do nosso estado e da nossa gente. Em artigos que saíram nos grandes veículos da mídia nacional, escrevi com firmeza sobre infraestrutura, segurança pública e respeito à nossa realidade”, frisou Tadeu.

Tadeu relembrou o artigo publicado na Veja, que aborda o uso dos rios amazônicos por traficantes como rotas para escoar drogas, e afirma que combater o tráfico sem atingir o eixo financeiro do crime é enxugar gelo. “A Amazônia não é o problema. É a fronteira decisiva para o Brasil provar que desenvolvimento e segurança podem, enfim, navegar na mesma direção”, enfatizou, em tom de cobrança ao Palácio do Planalto.

BR-319 já

Em seus artigos, Tadeu também reiterou a importância de dar uma solução definitiva para a BR-319, rodovia que deveria ligar Manaus ao restante do país. A obra ainda enfrenta entraves no licenciamento ambiental no chamado trecho do meio, que fica intrafegável principalmente no período de inverno amazônico.

“Deixar a BR-319 intransitável é condenar o Amazonas a um ciclo de exclusão. Sem ela, a fiscalização enfraquece, o acesso a políticas públicas é comprometido e práticas ilegais prosperam. Onde o Estado não chega, o crime ambiental se instala”, alertou o vice-governador.

A lista com todos os artigos do vice-governador já veiculados na imprensa nacional pode ser acessada por meio do link https://linktr.ee/tadeudesouza

Relações bilaterais

Ainda durante o balanço de ações à frente da vice-governadoria, Tadeu de Souza destacou agendas voltadas à negociação de novos investimentos estrangeiros para o Amazonas. Em abril, Tadeu se reuniu com o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Choi Yeong Han, quando foram iniciadas tratativas para novas parcerias com o país asiático.

Em junho, Tadeu esteve com a cônsul-geral do Peru em Manaus, Claudia Liliana Lapeyre Bringas, para estreitar as relações comerciais e estratégicas entre o Amazonas e o país vizinho, com o objetivo de ampliar o alcance dos produtos do Polo Industrial de Manaus (PIM) em mercados consumidores internacionais.

No segundo semestre, Tadeu reuniu-se com o embaixador da Croácia, Ranko Vilović, para dar início às tratativas de cooperação nas áreas de comércio internacional com produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM), além de biofármacos e ecoturismo.

“Em 2025, bati nessa tecla e vou continuar: o Amazonas quer mais investimentos, mais empregos e mais respeito, com conversas internacionais, defesa da Zona Franca e fortalecimento do Polo Industrial. Vamos avançar”, finalizou.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais