Relator Fausto Júnior pede arquivamento de processo contra Gustavo Gayer no Conselho de Ética
Brasil – O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados analisou, nesta quarta-feira (8), diversos processos disciplinares envolvendo parlamentares. Entre eles, três representações têm como relator o deputado Fausto Júnior (União Brasil-AM), que conduziu as deliberações de forma técnica e imparcial.
Durante a reunião, o colegiado aprovou o parecer preliminar de Fausto Júnior pelo arquivamento da Representação nº 6/25, movida contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O processo tratava de postagens consideradas ofensivas à deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e a outros parlamentares. Após a análise das manifestações apresentadas, o relator concluiu que não havia elementos suficientes para a continuidade do processo.
Além desse caso, o deputado Fausto Júnior é relator de outras duas representações em andamento no Conselho de Ética :uma contra André Janones (Avante-MG) e outra contra Guilherme Boulos (Psol-SP) nas quais apresentou parecer pela procedência das denúncias. Os processos foram suspensos por pedido de vista e deverão voltar à pauta nas próximas semanas.
O parlamentar ressaltou o caráter educativo do Conselho de Ética e o compromisso dos membros com a preservação do decoro parlamentar.
“O papel deste Conselho é orientar a boa conduta e impor limites para que não haja desrespeito à honra das pessoas”, afirmou Fausto Júnior.