Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Projeto de Lei do deputado João Luiz pretende implantar site Maria da Penha Online no Amazonas

Compartilhe
Projeto de Lei do deputado João Luiz pretende implantar site Maria da Penha Online no Amazonas

Amazonas – O Projeto de Lei do deputado estadual João Luiz (Republicanos), que dispõe sobre a implantação do site Maria da Penha Online no Estado do Amazonas entrou em tramitação nesta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“As mulheres terão acesso a uma plataforma online, onde poderão fazer as denúncias de agressões físicas, assédio e dentre outros crimes. O objetivo é dar mais uma ferramenta para as mulheres buscarem seus direitos. A Maria da Penha Online será um avanço muito grande para o nosso estado”, disse o parlamentar no plenário Ruy Araújo.

João Luiz destaca que a vítima no Maria da Penha Online preencherá um formulário com os dados pessoais, dados do agressor e sobre a agressão sofrida, assim podendo anexar imagens e áudio como meio de prova.

“De acordo com o caso, a vítima vai escolher o tipo de medida protetiva nos termos da Lei Maria da Penha. O sistema vai gerar um pedido de medida protetiva e enviará para um juiz com segurança, além de sigilo”, afirmou.

O parlamentar também reforça que dados fornecidos pelas mulheres não serão armazenados e fornecidos para terceiros, em compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Leis

Ao longo do mandato no Poder Legislativo do Amazonas, o deputado João Luiz criou a Lei nº 5.032/2019, que veda na administração pública direta e indireta, em qualquer dos poderes do Estado, a nomeação em cargo em comissão de livre nomeação e exoneração ou de confiança ou, ainda, de função gratificada, de pessoas que tiverem sido condenadas nos últimos cinco anos, na Lei Maria da Penha.

João Luiz é autor da Lei nº 5.608/2021, que prioriza a inclusão da mulher vítima de violência doméstica nos programas de geração de emprego e renda gerenciados ou financiados pelo Governo do Amazonas. Da Lei nº 4.926/2019, que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes e casas noturnas adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco. Além da Lei nº 5.080/2020, que dispõe sobre a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Proteção dos Direitos das Pessoas Vítimas de Escalpelamento.

Foto: Mauro Smith

*Com informações da assessoria*.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais