Presidente da Assembleia, Roberto Cidade, lamenta a morte do ex-deputado José Cardoso Dutra
Manaus – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), lamentou o falecimento do ex-deputado estadual e ex-deputado federal José Cardoso Dutra, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (6/1), em Brasília. “Lamento profundamente a perda desse parlamentar que tanto contribuiu para a história política de nosso Estado”, disse.
Cidade lembrou que Dutra foi deputado estadual por três legislaturas (7ª, 8ª e 10ª legislaturas) e exerceu a presidência do Poder Legislativo pelo biênio 1975/1976. “Ele deixou um legado de luta permanente em defesa dos interesses dos amazonenses”, continuou.
José Dutra foi deputado no Amazonas entre os anos de 1970 e 1979 e deputado federal pelo Amazonas entre os anos de 1986 e 1994. Além de deputado federal, ele foi deputado estadual e chegou a ser presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Dutra também foi secretário estadual do Interior e Justiça e da Indústria, Comércio e Turismo, entre 1983 e 1986.
Eleição histórica
Ele também já desafiou Amazonino Mendes em 1992, em histórica disputa pela Prefeitura de Manaus. Apoiado por Gilberto Mestrinho, tendo Wilson Alecrim como vice, ele enfrentou Amazonino Mendes, que tinha Eduardo Braga de vice. Campanha marcada por baixarias de Amazonino que acabou virando prefeito, mas, apesar da popularidade alta, só venceu no segundo turno.
Sepultamento
Nascido em Barreirinha, no interior do Amazonas, no dia 18 de julho de 1937, Dutra era advogado formado (1967) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), seu corpo será sepultado em Brasília, onde morava.



