Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Presidente Bolsonaro assina acordo que prevê tradução de livros para braile

Compartilhe
Presidente Bolsonaro assina acordo que prevê tradução de livros para braile

Brasil — Nesta sexta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro assinou o tratado de Marraqueche. O decreto prevê medidas de acessibilidade para adaptar obras literárias às necessidades especiais de pessoas com deficiência visual. A ação ocorreu durante cerimônia alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, foi responsável pela abertura do evento e contou sobre as medidas interministeriais de inclusão e acessibilidade – uma das agendas prioritárias para o governo federal, conforme fala do ministro.

Pontes declarou, ainda, que há uma parceria entre as pastas de Saúde, Educação, Mulher, Família e Direitos Humanos e a Casa Civil chamada Plano Nacional de Tecnologia Assistiva que prevê 24 iniciativas e 47 metas para o próximo ano em relação à acessibilidade e pesquisa.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, participam de solenidade comemorativa ao Dia Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência

“Todos nós, à medida que envelhecemos, precisamos de algum tipo de tecnologia assistiva. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações é uma ferramenta de desenvolvimento do país inteiro. Faremos esse plano ser efetivo agora para a população e para nós, que vamos precisar no futuro”, disse.

Durante a cerimônia também foram entregues troféus do Prêmio de Acessibilidade do programa Pátria Voluntária, da Casa Civil em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A premiação celebra iniciativas públicas e privadas que viabilizem o amplo exercício da cidadania por pessoas com deficiência.

“O governo reconhece e precisa da participação social para desenvolver políticas públicas. No passado, isso era restrito. Queremos mostrar para o Brasil como a sociedade civil tem feito coisas extraordinárias, e como a nação é solidária”, afirmou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

De acordo com números do governo federal, as medidas e planos de acessibilidade receberam em 2021 cerca de R$ 600 milhões em investimentos públicos.

Leia mais:

“Bolsonaro me inspirou a voltar para a política. Ele é autêntico”, revela Alfredo Nascimento

Governo Bolsonaro lança Auxílio Gás, que beneficiará quatro milhões de famílias

Alexandre de Moraes nega pedido de Moro e mantém validade do depoimento de Bolsonaro



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais