Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, José Beleza, pode perder mandato após cassação de candidatura

Compartilhe
Prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, José Beleza, pode perder mandato após cassação de candidatura

Amazonas – A juíza do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Mara Elisa Andrade, proferiu um voto decisivo nesta quarta-feira (22), que pode alterar o panorama político do município de Santa Isabel do Rio Negro, localizado a 637 quilômetros de Manaus. A magistrada votou pela cassação do registro de candidatura do prefeito reeleito, José Ribamar Beleza (União Brasil), e determinou a realização de uma nova eleição no município.

A decisão da juíza se baseou em irregularidades nas certidões criminais apresentadas pelo prefeito para comprovar sua elegibilidade dentro das exigências da Lei da Ficha Limpa.

O voto da juíza representou um revés de entendimento em relação aos juízes que, em uma sessão anterior, haviam considerado o prefeito apto a concorrer. Na última sessão, realizada em 19 de dezembro de 2024, os juízes Cássio Borges, Airton Gentil, Marcelo Vieira e Fabrício Marques haviam votado pela elegibilidade de José Ribamar Beleza. A decisão de Mara Elisa Andrade, portanto, configura um dissenso no colegiado do TRE-AM, o que torna o caso ainda mais controverso.

A situação de Beleza é ainda mais delicada em razão de sua condenação por desvios de recursos federais na área da educação. De acordo com o procurador-geral do TRE-AM, Rafael da Silva Rocha, o prefeito foi condenado pela Justiça Federal, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos até 2026. Esse histórico de condenação foi um dos fatores que levou a juíza Mara Elisa Andrade a votar pela cassação de seu registro, pois a Lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura de políticos com condenações em sentença transitada em julgado.

José Ribamar Beleza, que foi reeleito nas eleições de 6 de outubro de 2024 com 59% dos votos válidos, agora enfrenta a possibilidade de ver sua vitória anulada, caso a decisão da juíza seja confirmada nas próximas sessões do TRE-AM. O julgamento deverá ser retomado em sessões futuras, porém ainda não há uma data definida para a continuidade do processo.

Leia também:

“Ficha suja”: MPE pede impugnação da candidatura do prefeito Beleza em Santa Isabel do Rio Negro


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais