Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Plínio Valério pede CPI para investigar Ong que comprou terras em Coari

Compartilhe
Plínio Valério pede CPI para investigar Ong que comprou terras em Coari

Brasília –  Favorável à instalação de uma CPI para investigar Ongs que atuam na Amazônia, o senador Plínio Valério (PSDB), apresentou documentos que, segundo ele, comprovam a ligação de organizações com interesses estrangeiros para compra de terrenos na região.

De acordo com Plínio, a ONG Opção Verde comprou entre 2010 e 2011, 105 mil hectares no município de Coari. A localidade, como informou o senador, é a maior reserva de petróleo e gás da Amazônia, é onde está instalado o terminal aquaviário da Transpetro, que é subsidiária da Petrobras.

Apesar de afirmarem que as operações são realizadas para preservar a floresta em pé, Plínio Valério, questionou o interesse da Ong apenas por áreas onde estão concentradas as maiores riquezas naturais, minerais e estratégicas da região.

Para ele, a CPI será fundamental para investigar e diferenciar as organizações que prestam serviço em defesa da Amazônia daquelas que usam dinheiro de outros países para ameaçar a soberania nacional.

“A fundação tem sede em Manaus, mas está sempre fechada. Tem uma sócia nacional, brasileira, e três sócios holandeses. Essa área comprada em Coari equivale a 3%, 4% da área da Holanda. Por exemplo, o tamanho equivale a 105 mil campos de futebol. Para se comparar melhor o tamanho dessa grandeza, a gente pega a Holanda e vê: três holandeses já são donos de um território equivalente a 3% da Holanda num só município no Amazonas”, disse.

Fonte: Agência Senado



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais