Pesquisa eleitoral no interior do Amazonas surpreende eleitores; políticos despencam e outros crescem
Amazonas – O Instituto de Pesquisas CM7 Brasil releva as intenções de voto no interior do Amazonas para o pleito de 2022 (Pesquisa de Opinião – AM-05330/2022) para Presidência da República, Governo e Senado no Amazonas e além dos nomes mais lembrados para Deputados Federais e Estaduais.
Na apuração, foram realizadas 5.000 entrevistas ao redor de 25 municípios entre Janeiro e Fevereiro de 2022. O Instituto de Pesquisas CM7 Brasil não possui vínculo ou apadrinhamento de nenhum pré-candidato mencionado nas projeções. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 98%. Ou seja, a cada 100 (cem) entrevistas com a mesma metodologia, 98 (noventa e oito) estariam dentro da margem de erro prevista.
Disputa presidencial
A pesquisa demonstra que no Interior do Amazonas, os quatro nomes que estão na cabeça da população em ordem decrescente em intenção de votos para presidente são 1 – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , 2 – Jair Messias Bolsonaro (PL), 3 – Sérgio Moro (Podemos), 4 – Ciro Gomes (PDT) e 5 – João Dória (PSDB).
1º Turno
2º Turno – Cenários
Governo do Amazonas
No Interior, os cinco nomes mais cotados pela população amazonense em ordem decrescente em intenção de votos são 1º – Wilson Lima (União Brasil); 2º – Amazonino Mendes (Sem Partido); 3º – Eduardo Braga (MDB); 4º – Plínio Valério (PSDB); 5º – Ricardo Nicolau (Solidariedade).
2º Turno – Cenários
Senado
Ao Senado, os nomes mais lembrados pela população amazonense no interior em ordem decrescente são 1º Omar Aziz (PSD), 2º Cel. Menezes (Patriota); 3º Luiz Castro (PDT), 4º Arthur Vírgílio (Avante); 4º Luiz Castro (PDT) –; 5º – Vanessa Grazziotin (PCdoB).
Rejeição
O Instituto de Pesquisas CM7 Brasil também levantou o atual índice de rejeição dos pré-candidatos ao Governo e ao Senado na visão do interior no amazonas. Confira:
Nomes lembrados para Deputado Federal e Estadual

Metodologia
Instituto de Pesquisas CM7 Brasil realizou a pesquisa quantitativa por meio da coleta de dados em formulários informatizado aplicados sobre a população amazonense do interior a partir dos 16 anos de idade, com a coleta de dados sendo realizada em duas fases: sorteios probabilísticos das Localidades e do Setor Censitário, baseados no método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). As fontes estão registradas nos sistemas de dados de 2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) do ano de 2010.
Perfil da Amostra














