Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Nomes de Luciano Huck e Bernardinho ganham força no DEM para as eleições 2018

Compartilhe

Democrátas (DEM), partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem se aproveitado do atual momento político para discutir sua refundação, mudança de nome e renovação do programa partidário.

Mas a expansão da bancada, que hoje conta com 30 nomes e é apenas a oitava maior da Casa – perde para PMDB (62), PT (58), bloco PP, PTdo (51), PSDB (46), PR (38), PSD (38) e PSB (36) – parece ser um dos principais objetivos.

A ideia é chegar em 2018 com 50 membros e se fortalecer como protagonista de “centro-esquerda”.

A legenda, no entanto, tem um concorrente específico nessa briga: o PSDB. E o motivo são as eleições presidenciais do próximo ano. Muitos dos líderes da sigla defendem candidatura própria, a exemplo do prefeito de Salvador (BA), ACM Neto.

“É cedo para fulanizar, mas buscamos o perfil de quem possa vocalizar a nova política e mostrar uma gestão eficiente”, afirma.
Para tanto, dirigentes da sigla começaram a sondar, segundo informações da Folha de S. Paulo, políticos e personalidades, inclusive tucanos. Com o intuito de superar o descrédito político nacional, o DEM aposta no novo. Por isso mesmo já deixou claro que o prefeito de São Paulo, João Doria, é muito bem-vindo, caso não consiga emplacar sua candidatura pelo PSDB.

“Vamos buscar um perfil que possa expressar esse movimento de renovação na política brasileira”, descreve o ministro da Educação, Mendonça Filho, sem citar Doria.

Embora nenhum dirigente aceite falar abertamente em nomes, fontes afirmam que o partido enviou sinais em direção ao apresentador Luciano Huck e ao ex-técnico de vôlei Bernardinho.

Ainda dentro dessas articulações, parte dos dirigentes democratas considera certo um desembarque do governo Michel Temer no primeiro semestre de 2018.

O presidente da sigla, Agripino Maia (RN), é mais cauteloso. “Queremos crescer em sintonia com a sociedade, a partir de uma formulação programática moderna. Uma candidatura é algo a se discutir no futuro”.

A cúpula do DEM quer definir sua nova marca, acertar a filiação de atuais deputados e fechar um novo manifesto até o dia 10 de setembro. Em caso de novo batismo, os nomes favoritos são Mude e Frente Democrática.

Com informações- https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/434042/nomes-de-huck-e-bernardinho-ganham-forca-no-dem-para-2018





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais