Não dá pra confiar em pesquisa eleitoral: dados que não condizem com a realidade surpreende a população em Manaus
Manaus – O atual cenário eleitoral, onde David Almeida e Alberto Neto irão se enfrentar no segundo turno das eleições pela Prefeitura de Manaus, era imprevisível. A maior parte das pesquisas eleitorais, desde agosto, colocavam Amom Mandel e Roberto Cidade como os candidatos com maior possibilidade de disputar o cargo de prefeito com David Almeida, que sempre esteve em primeiro lugar nas intenções de votos do eleitorado manauara.
Em agosto, quatro pesquisas de intenção de voto para prefeito de Manaus, divulgadas após as convenções partidárias, apresentaram números muito próximos e dentro da margem de erro de 2%. A pesquisa realizada pela Perspectiva Mercado e Opinião, por exemplo, indicava que David Almeida liderava com 34,9%, seguido por Amom Mandel com 23,1%.
Veja os dados consistentes de quatro pesquisas diferentes em Agosto:
Já em setembro, em uma pesquisa divulgada pelo Ipen no dia 28, Roberto Cidade era o candidato apontado para disputar o segundo turno com David Almeida, com 22,1% enquanto o atual prefeito e candidato à reeleição aparecia com. 38,7%. Enquanto isso, Mandel aparecia com 17,7% e Alberto Neto com apenas 13,2%.
No dia 4 de outubro, novas pesquisas, incluindo a Real Time Big Data, mostrava Almeida com 33,7% e Roberto Cidade 25,0%. Amom Mandel e Capitão Alberto Neto aparecem empatados com 17.4%. As expectativas eram de que Roberto Cidade fosse de fato o rival de Almeida no segundo turno, uma vez que as pesquisas não davam espaço para Alberto Neto.
Contudo, as urnas revelaram uma nova verdade. De fato, David Almeida foi o mais bem votado, obtendo 32,16% dos votos, totalizando 354.596 votos. Mas, surpreendentemente, Alberto Neto, que figurava em quarto lugar nas pesquisas, alcançou 24,94%, pouco mais de 275 mil votos, garantindo sua vaga no segundo turno.
Essa falta de alinhamento entre os resultados das pesquisas e o que realmente aconteceu nas urnas também ecoa em outras partes do Brasil, como na cidade de São Paulo. Uma pesquisa do Instituto Veritá, divulgada em 16 de setembro, mostrava o candidato do PRTB, Pablo Marçal, liderando com 32,1% das intenções de voto. No entanto, o resultado das eleições o deixou de fora do segundo turno, destacando as falhas em previsões eleitorais. Essas contradições colocam em xeque a credibilidade das pesquisas eleitorais.
– Com informações do Real Time 1.







