Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Mulher que ‘governava’ para Wilson Lima, Carla Pollake deve depor nesta segunda na CPI da Saúde

Compartilhe
Mulher que ‘governava’ para Wilson Lima, Carla Pollake deve depor nesta segunda na CPI da Saúde

Manaus – A ‘consultora’ do governo do Estado Carla Pollake irá depor nesta segunda-feira (6), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde para esclarecer a influência e relação dela na gestão do governo Wilson Lima. Mesmo sem cargo oficial, ela possui até cartão de visita em que se apresenta como ‘consultora’, dado o seu poder de influência junto ao governo com apoio da secretária de Comunicação, Daniela Assayag, que no domingo (5) pediu exoneração, e da chefe de Gabinete do governador, Lúcia Carla Gama. Nas redes sociais, elas dizem que ‘as mulheres vão conquistar o mundo’ .

Carla Pollake não possui cargo oficial no governo mas, segundo depoimento na CPI do ex-secretário executivo da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o advogado João Paulo Marques, que foi preso na operação Sangria da Polícia Federal, a ‘consultora’ tem ‘grande influência’, o que também foi confirmado pelo ex-secretário de Saúde Rodrigo Tobias à CPI.

Segundo ex-secretário executivo, Pollake foi quem recebeu e apresentou a atual secretária do órgão, Simone Papaiz, aos funcionários da Susam

A Comissão também quer apurar a influência de Pollake na criação do projeto ‘Anjos da Saúde’, o qual está orçado em R$ 6 milhões. O depoimento da “consultora” estava marcado para a última sexta-feira, 3, mas, por meio de seu advogado, pediu adiamento para que a mesma tenha mais tempo para se preparar.
“Atendemos ao pedido e demos mais três dias para que ela se prepare. No entanto, indeferimos o pedido de acesso aos autos da CPI. Ela vem à essa comissão como testemunha, por ter sido citada pelo ex-secretário executivo João Paulo Marques com pessoa responsável pela convocação de equipe para a apresentação da atual secretária e, ainda, pelo ex-secretário Rodrigo Tobias, como pessoa que apresentou projeto orçado em milhões implantado pelo governo do Estado”, explicou o presidente da CPI, deputado estadual Delegado Péricles (PSL).
Segundo o ex-secretário executivo, Pollake foi quem recebeu e apresentou a atual secretária do órgão, Simone Papaiz, aos funcionários da Susam, como uma ‘eminência parda’ do governo Wilson Lima.
No dia 30 de junho, data do requerimento para a convocação de Carla Pollake, o deputado Péricles reforçou a importância do depoimento dela. “No dia 8 de abril, no momento em que ele (o depoente) homologou a aquisição dos respiradores, ela (Carla) convocou uma reunião com ele (João Paulo), então secretário em exercício; com a senhora Simone, que iria assumir a secretaria; e com outros integrantes da Secretaria de Saúde”.
De acordo com presidente da CPI, é preciso saber a motivação. “Tanto que ele homologou a aquisição dos respiradores no momento da reunião”, acrescentou.
Nas redes sociais, Carla Pollake se apresenta como professora da Faculdade Cásper Líbero (sediada em São Paulo) e gerente na TV A Crítica, emissora de TV onde trabalhava o atual governador antes de ser candidato ao governo, em 2018.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais