Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Morre, aos 79 anos, Evandro Farias, ex-Procurador Geral de Justiça do Amazonas

Compartilhe

Manaus – O Amazonas perdeu, nesta segunda-feira (2), uma figura importante da Justiça e do futebol local. Evandro Paes de Farias, ex-procurador-geral de Justiça do Estado e ex-presidente do Nacional Futebol Clube, faleceu aos 79 anos em São Paulo. O velório será realizado nesta terça-feira (3), na sede do Ministério Público do Amazonas, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, em Manaus.

Evandro Farias teve uma longa e respeitada carreira no Ministério Público, ingressando em 1971 como Promotor de Justiça da Comarca de Boca do Acre. Ao longo de mais de 40 anos de serviço, atuou em várias comarcas do interior do estado, incluindo Barcelos e Itacoatiara, até ser promovido ao cargo de Procurador de Justiça em 1989, pelo critério de antiguidade. Seu trabalho culminou com a nomeação para Procurador-Geral de Justiça em 1997, cargo que ocupou até 1999.

Além de sua atuação jurídica, Evandro também era apaixonado por futebol e chegou a presidir o Nacional Futebol Clube, um dos mais tradicionais clubes do Amazonas.

Em nota, o Ministério Público do Estado do Amazonas lamentou a perda do ex-procurador-geral, destacando sua dedicação e contribuições significativas para a Justiça amazonense. Ele foi lembrado como um dos pioneiros na defesa do meio ambiente no estado, tendo sido o primeiro coordenador das promotorias especializadas nessa área.

O velório de Evandro Farias será uma oportunidade para familiares, amigos e colegas de trabalho prestarem suas últimas homenagens a este importante personagem da história do Amazonas.

Confira nota do MPAM na íntegra:

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), em nome de seus membros e servidores, lamenta, com pesar, a morte do ex-procurador-geral do Justiça, Evandro Paes de Farias, que chefiou órgão no biênio 1997-1999, onde atuou por mais de 40 anos.

Evandro Farias atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Barcelos e Itacoatiara. Ainda como promotor de Justiça, em Manaus, exerceu suas atribuições junto à Promotoria de Menores e à Promotoria da Fazenda Pública, tendo exercido os cargos de diretor da Escola Superior do MPAM, PGJ e corregedor-geral da instituição, até ser promovido ao cargo de procurador de Justiça, com atuação junto à Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas, além de ter sido um dos grandes entusiastas e primeiro coordenador das promotorias de Justiça especializadas na proteção e defesa do meio ambiente.

Neste momento de dor e de profunda tristeza, o MPAM se solidariza com os familiares e amigos de Evandro Farias, bem como roga para que encontrem conforto em seus corações.

O velório acontecerá na sede do Ministério Público do Amazonas, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na avenida Coronel Teixeira, 7995 – Nova Esperança, nesta terça-feira (3).

Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior
Procurador-Geral do MPAM





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais