“Marina Silva versão Baré”: Isabelle Nogueira é criticada após se posicionar contra PL que destrava BR-319; veja vídeo
Brasil – A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2.159/2021, que estabelece a nova Lei Geral de Licenciamento Ambiental. A medida, que agora segue para sanção presidencial, tem gerado forte repercussão no Amazonas, onde é vista como uma chance de viabilizar a tão aguardada recuperação da BR-319 — estrada que liga Manaus a Porto Velho e, consequentemente, ao restante do Brasil. No entanto, o projeto também gerou críticas, como as da ex-BBB e cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, que se posicionou contra a proposta.
Isabelle gravou um storie em suas redes sociais manifestando preocupação com a aprovação do projeto e visivelmente demonstrou que torce para que o presidente Lula não sancione a nova lei. Em publicações feitas também no X (antigo Twitter), ela escreveu em letras maiúsculas “PL DA DEVASTAÇÃO NÃO”. A influenciadora afirmou que o texto, se aprovado, pode aumentar o desmatamento, intensificar tragédias ambientais, agravar as mudanças climáticas e colocar em risco a vida dos povos originários.
O posicionamento de Isabelle rendeu várias críticas, com internautas a chamando de “Marina Silva Baré” — em referência à atual ministra do Meio Ambiente, que sempre foi contra a repavimentação da BR-319.
Apesar do posicionamento de Isabelle, que é figura regional influente, a proposta é considerada por autoridades locais como um passo importante para destravar obras paradas por anos por conta da burocracia ambiental. A BR-319, por exemplo, é a única conexão terrestre entre o Amazonas e o restante do país. Em períodos de seca severa — quando os rios atingem níveis críticos e o transporte fluvial, principal via de abastecimento de mercadorias e produtos, é prejudicado — a rodovia se torna ainda mais estratégica. Com as novas regras, a expectativa é que o asfaltamento da via avance, levando mais integração, desenvolvimento econômico, acesso a serviços e qualidade de vida para populações hoje isoladas.
Veja vídeo: