Mandato de Augusto Aras na PGR se encerra nesta terça-feira (26); saiba quem assume
Brasil – O mandato de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República acaba nesta terça-feira, 26 de setembro. Como o presidente Lula ainda precisa ter a escolha do próximo procurador-geral aprovada pelo Senado, a subprocuradora-geral Elizeta Maria de Paiva Ramos está prestes a assumir temporariamente o cargo.
Na última quinta-feira (21), Aras fez um discurso no Supremo Tribunal Federal, fazendo um balanço de sua gestão. Em sua despedida, ele mencionou que a PGR enfrentou desafios relacionados a ‘falsas narrativas’.
No dia 27 de setembro, na quarta-feira, Elizeta Ramos já estará no cargo de procuradora-geral, de acordo com a lei que rege o Ministério Público, que prevê que o vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal assume interinamente na ausência de um sucessor. Embora não seja necessário formalidades, uma cerimônia de transmissão de cargo ocorreu quando Alcides Martins assumiu interinamente em 2019.
Esta é a quarta vez desde 1988 que um interino assume a liderança da PGR, com ocorrências anteriores em 2009, quando Deborah Duprat atuou de forma temporária por 22 dias, em 2013, quando Helenita Acioli liderou por cerca de um mês, e em 2019, quando Alcides Martins assumiu até a posse de Augusto Aras.



