Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Maioria dos deputados estaduais pensam em manter Roberto Cidade na presidência da Aleam em 2023

Compartilhe
Maioria dos deputados estaduais pensam em manter Roberto Cidade na presidência da Aleam em 2023

Manaus – Com o fim das eleições gerais 2022 e da proximidade da nova legislatura, as movimentações para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) seguem a ‘todo vapor’ nos bastidores da política. Dos 14 parlamentares reeleitos, alguns já se posicionam a favor da continuidade do deputado Roberto Cidade (UB) à frente da Aleam. 

O deputado estadual petista, Sinésio Campos, que será decano da casa legislativa em seu sétimo mandato, foi o primeiro que declarou apoio à reeleição do atual presidente da casa. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Sinésio reforça seu posicionamento e acredita que Roberto dá legitimidade junto à sociedade para presidir a Assembleia. 

“Estou muito feliz aqui de ter agora o 7º mandato como deputado estadual, serei o decano aqui desta Casa e com a experiência, eu tenho certeza que o melhor nome para continuar presidindo essa casa é o Roberto Cidade”, declarou. 

Os deputados devem escolher no início do próximo ano a nova mesa diretora que vai comandar a Assembleia no biênio 2023-2024.

Orçamento do Estado

Enquanto alguns parlamentares já se posicionam a respeito da eleição da Aleam, outros já preferem focar nas discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária para 2023, na qual o Governo do Estado envio o Projeto com a previsão de R$ 26 bilhões para o próximo ano, que representa R$ 2 bi a mais que o orçamento de 2022. 

De acordo com o presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), a LOA chegou no prazo devido e começa a tramitar nas comissões necessárias para que esteja apta no prazo para receber as emendas que os deputados queiram apresentar. Segundo o presidente da Aleam, cumpridos os trâmites internos da Casa, a LOA segue para votação em plenário na última sessão deste ano.

Trâmite

A partir do recebimento da Mensagem, inicia a tramitação na Assembleia, com o envio do projeto à Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia (CAE). Em paralelo, o PL é enviado também à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para avaliação caso haja inconsistências jurídicas. Após receber emendas dos parlamentares e o parecer definitivo, a lei vai a plenário para ser votada.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais