Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Lula seria derrotado por Michelle ou Jair Bolsonaro em 2026, diz Paraná Pesquisas

Compartilhe
Lula seria derrotado por Michelle ou Jair Bolsonaro em 2026, diz Paraná Pesquisas

Brasil – Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (18), revelou um cenário desafiador para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026. Em simulações de segundo turno, tanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) venceriam Lula, de acordo com os dados do estudo.

No confronto direto contra Bolsonaro, Lula alcançaria 40,2% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente registraria 45,1%. Mesmo considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, Bolsonaro manteria a vantagem. Em um eventual embate com Michelle Bolsonaro, Lula teria 40,5% dos votos, ante 42,9% da ex-primeira-dama, indicando também uma derrota para o petista.

Tarcísio em empate técnico com Lula

A pesquisa também simulou um cenário em que o principal opositor fosse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse caso, Lula lideraria com 41,1%, mas Tarcísio apareceria logo atrás, com 40,8%, configurando um empate técnico dentro da margem de erro.

Desempenho no primeiro turno

Nos cenários de primeiro turno, Jair Bolsonaro aparece com 36% das intenções de voto, superando Lula, que registra 33,8%. A lista de candidatos inclui ainda Ciro Gomes (PDT), com 7,7%; Gusttavo Lima, com 5,1%; Ronaldo Caiado (União Brasil) e Eduardo Leite (PSDB), ambos com 2,7%; e Helder Barbalho (MDB), com 1,1%.

Quando Michelle Bolsonaro substitui Jair Bolsonaro na disputa, Lula assume a liderança com 34,1%, enquanto Michelle tem 27,2%. Ciro Gomes (PDT) sobe para 9%; Gusttavo Lima aparece com 8,7%; Ronaldo Caiado (União Brasil), 4,7%; Eduardo Leite (PSDB), 3,1%; e Helder Barbalho (MDB), 1,3%.

Já no confronto com Tarcísio de Freitas, Lula lidera com 34,1%, seguido pelo governador de São Paulo, que alcança 21,9%. Outros candidatos, como Gusttavo Lima (11%) e Ciro Gomes (10%), também aparecem bem posicionados.

Metodologia da pesquisa

A Paraná Pesquisas entrevistou 2.010 eleitores presencialmente entre os dias 13 e 16 de fevereiro, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. O levantamento possui uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais