Justiça manda penhorar bens da empresa do ex-vereador Reizo Castelo Branco
Amazonas – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) determinou nesta quinta-feira (22) a penhora das cotas sociais da Castelo Construtora e Terraplenagem LTDA, empresa pertencente ao ex-vereador Reizo Castelo Branco. A decisão foi tomada pela presidente da Corte, desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, atendendo a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).
O procedimento se dá em função de uma dívida que se arrasta desde 2018. Segundo o despacho, a Justiça esgotou todas as tentativas de localizar valores em contas bancárias, veículos ou imóveis em nome de Reizo que fossem suficientes para quitar o débito. Com o prazo para apresentação de defesa expirado sem manifestação do ex-vereador, a magistrada autorizou a penhora como medida subsidiária.
Reizo Castelo Branco, que atualmente ocupa um cargo de confiança na Manauscult (Secretaria Municipal de Cultura), é membro de uma das famílias mais tradicionais da política amazonense. Ele é filho do ex-deputado federal Sabino Castelo Branco, que permanece em recuperação desde 2017, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral, e que teve sua carreira parlamentar interrompida. Reizo herdou a base eleitoral do pai e exerceu mandatos na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
A empresa alvo da decisão opera como Sociedade Limitada Unipessoal, tendo Reizo como único sócio. Ela foi intimada a apresentar um balanço especial em até três meses. Caso o documento não seja entregue ou a dívida não seja garantida, a Justiça poderá determinar a liquidação da empresa, com venda de ativos para pagamento forçado à União.
A defesa de Reizo, composta pelos advogados Marco Aurélio Choy e Francisco Garcia, foi formalmente intimada da decisão.
Até o momento, não houve manifestação sobre eventual recurso ou proposta de parcelamento da dívida.



