Brasil – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou uma campanha criativa para incentivar a vacinação contra hepatite A, usando músicas da cantora Lady Gaga, como “Telephone”. Em um vídeo publicado nesta sexta-feira (2/5), em seu perfil no X, Padilha aproveitou a expectativa pelo show da artista, que acontece amanhã (3) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e deve atrair 1,6 milhão de pessoas, com impacto econômico de R$ 600 milhões, segundo a Riotur.
No vídeo de 47 segundos, o ministro anunciou uma novidade do SUS: quem usa PrEP, um tratamento preventivo contra HIV, agora pode se vacinar gratuitamente contra hepatite A. “Hello, Gaga! Tem novidade importante no SUS: quem usa PrEP também pode tomar a vacina contra hepatite A gratuitamente! Procure informações no local onde você retira sua medicação e proteja-se ainda mais. Vacina Sempre Brasil!”, disse Padilha.
A hepatite A é uma doença que causa inflamação no fígado e pode ser mais grave em adultos. Além da transmissão por via fecal-oral, a OMS destaca que práticas sexuais têm contribuído para o aumento de casos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% dos mais de 120 mil usuários de PrEP no SUS, com duas doses, aplicadas com intervalo de 6 meses. Para se vacinar, basta apresentar a receita da PrEP no local onde o medicamento é retirado.