Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Governador Wilson Lima aceita convite de Jair Bolsonaro e diz que irá para SP participar do ato em favor da Anistia; veja

Compartilhe
Governador Wilson Lima aceita convite de Jair Bolsonaro e diz que irá para SP participar do ato em favor da Anistia; veja

Amazonas – O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou na tarde desta sexta-feira (4), por meio de suas redes sociais, que participará de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no próximo domingo (6). O evento, organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem como principal objetivo defender a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em protesto contra o resultado das eleições de 2022.

Em sua publicação, Wilson Lima declarou: “À convite de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, estarei no ato da avenida Paulista, em São Paulo, no próximo domingo, em defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.” A manifestação, que está marcada para as 14h, é mais um capítulo na série de eventos promovidos por lideranças bolsonaristas que buscam pressionar o Congresso Nacional a aprovar o chamado “PL da Anistia”, um projeto de lei que perdoaria os condenados pelos ataques antidemocráticos.

O ato na Avenida Paulista ocorre em um momento de crescente polarização política no Brasil. De um lado, apoiadores de Bolsonaro, como Wilson Lima e Tarcísio de Freitas, argumentam que a anistia seria uma forma de pacificação e de reparação a pessoas que, segundo eles, foram punidas de forma desproporcional. Tarcísio, em eventos anteriores, já classificou a medida como um “remédio político” para os condenados, enquanto Bolsonaro tem insistido na narrativa de que os eventos de 8 de janeiro não configuraram uma tentativa de golpe de Estado, mas sim uma “catarse” popular.

Por outro lado, movimentos de esquerda e entidades como as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular têm se mobilizado contra a proposta de anistia. No último domingo (30), um ato na mesma Avenida Paulista, liderado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), reuniu cerca de 6,6 mil pessoas, segundo estimativas do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP. Os manifestantes gritavam “sem anistia” e pediam a prisão de Bolsonaro, que recentemente se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais