Glauber Braga ocupa mesa da Presidência da Câmara e é retirado à força; veja vídeo
Brasil – O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ocupou, nesta terça-feira (9), a cadeira da Presidência da Câmara após o anúncio da votação do PL da Dosimetria. Minutos antes, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), havia informado que analisaria um pedido de cassação do mandato do psolista, acusado de agressão a um manifestante dentro da Câmara.
“Eu vou me manter aqui firme até o final dessa história. Se o presidente da Câmara quiser tomar uma atitude diferente daquela que ele tomou com os golpistas que ocuparam essa mesa diretora e que até hoje não tiveram qualquer punição, essa é uma responsabilidade dele. Eu ficarei aqui até o limite das minhas forças”, afirmou Glauber.
Mais cedo, Motta anunciou que levaria ao plenário, a partir desta quarta-feira (10), os processos envolvendo os deputados Carla Zambelli (PL-SP), Delegado Ramagem (PL-RJ), ambos já condenados pelo STF, e também o de Glauber Braga. O anúncio ocorreu após reunião de líderes partidários no mesmo dia em que o presidente da Câmara prometeu pautar o projeto de lei que reduz penas para envolvidos nos atos golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No momento em que Glauber assumiu a mesa, os deputados estavam na primeira fase da sessão que poderia avançar na votação do PL. A atitude provocou uma ação da Polícia Legislativa da Casa, que esvaziou o plenário da Casa e tentava convencer Braga a deixar a tribuna. Jornalistas que estavam no local que foram obrigados a deixar o local, e a transmissão ao vivo da TV Câmara teve o sinal interrompido.
Veja:
URGENTE: Glauber Braga tenta fazer bagunça para impedir sua cassação e é retirado à força do plenário da Câmara dos Deputados. pic.twitter.com/lyM3PeQelZ
— MBL – Movimento Brasil Livre (@MBLivre) December 9, 2025


