Exclusivo: conversa telefônica revela esquema de propina na SEFAZ; A prova do que todo mundo já sabia!
Manaus – O Portal CM7 Brasil recebeu com exclusividade neste sábado (23/8) um áudio que revela detalhes de um suposto esquema de propina envolvendo servidores da Saúde e da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Amazonas. A gravação expõe a conversa entre dois funcionários do Estado discutindo como liberar pagamentos de empresas mediante cobrança de porcentagens sobre os valores, prática que, se comprovada, configura corrupção passiva.
No diálogo, os servidores falam abertamente sobre “desenrolar” pagamentos de empresas junto à SEFAZ. Na conversa telefônica entre um homem a uma mulher, é mencionando valores já empenhados e liquidados, bem como porcentagens que variam entre 5% e 10% — e que poderiam chegar a até 50% em outros casos. Um dos interlocutores diz:
“Lá na Sefaz, eu tenho uma amiga que faz, né? Ela cobra 5%. Na verdade, ela cobra 10%, mas eu disse pra ela que não dou a nenhum amigo meu que precisa pagar 10%, porque acho um absurdo. […] Ainda bem que essa cobra 5%, porque tem uns lá que cobram 30, 40, 50%.”
A conversa detalha ainda a forma de repassar os valores, evitando rastros e utilizando intermediários para a entrega do dinheiro. Um dos envolvidos ressalta que “não pode deixar nada rastreado”, reforçando a gravidade do esquema.
Para não interferir na apuração das autoridades, as vozes no áudio foram distorcidas, conforme prevê a Lei nº 9.807/1999 (Lei de Proteção a Vítimas e Testemunhas), em seu artigo 7º, que permite a preservação da identidade de pessoas que denunciam crimes graves. O áudio original está à disposição da Justiça para investigação.
Leia também:
Salão Belle Femme cita juiz envolvido em corrupção afastado pelo CNJ e cobra o governador Wilson Lima
“Corrupção e favorecimento”: prefeita de Nova Olinda do Norte aprova lei que garante assessores e seguranças a ex-prefeito
Ex-ministro da Agricultura da China é condenado à morte por corrupção
Governo Lula cancela convênio com ONG ligada a Anne Moura do PT, suspeita de corrupção no Amazonas
PEC da Blindagem pode barrar ações contra corrupção no uso de emendas


