Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Ex-presidiário José Dirceu, acusado de desvio milionário no Brasil, comemora aniversário com Marcelo Ramos

Compartilhe
Ex-presidiário José Dirceu, acusado de desvio milionário no Brasil, comemora aniversário com Marcelo Ramos

Brasil – O ex-presidiário José Dirceu (PT) completou 76 anos na última quarta-feira (16), e resolveu comemorar com uma festa regada à personalidades da esquerda, justamente para montar estratégias contra a reeleição do Presidente Jair Bolsonaro.

Fiel aliado de Lula (PT) desde que foi Ministro da Casa Civil durante o primeiro mandato dele, em 2003, Dirceu é considerado até hoje o maior articulador da campanha do petista para presidente.

Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu.

Prova disso é que no evento estava presente até mesmo Arthur Virgílio Neto (PSDB), que foi favorável ao impeachment da ex-presidenta petista Dilma Roussef. Ou seja, José está pondo um pá de cal em cima de todos os atritos passados para conseguir o seu objetivo, o de montar uma união esquerdista para eleger Lula.

Além de Arthur, outro amazonense que esteve presente no aniversário que mais se pareceu um gabinete do ódio, foi Marcelo Ramos (PSD). O time reunido por Dirceu é simplesmente composto pelos políticos considerados os mais corruptos do país, como é o caso dele mesmo.

Marcelo Ramos no Aniversário de Dirceu.

Vale ressaltar que o aniversariante foi preso no escândalo do mensalão e condenado na Operação Lava-Jato a mais de 20 anos de prisão.

Mensalão

O Mensalão foi um escândalo de compra de votos dentro da câmara dos deputados, que explodiu durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no ano de 2005. O termo é uma variante de mensalidade, que seria uma quantia que os deputados recebiam para votarem a favor de projetos do interesse do então presidente. Essa ‘mesada’ chegava a ser de R$30 mil, segundo o deputado Roberto Jefferson.

O mentor de todo esse esquema criminoso seria ninguém menos que José Dirceu, que atuava como Ministro da Casa Civil. Na ocasião, ele foi exonerado e condenado a 7 anos e 11 meses de prisão em regime domiciliar, somente em 15 de Novembro de 2013, quando se esgotou as possibilidades de recuso.

Dirceu vira réu por propinas depois de condenado no mensalão | Jovem Pan

José Dirceu sendo preso.

No entanto, em 2016 o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, concedeu perdão da pena de José Dirceu no escândalo do Mensalão.

Lava-Jato

Enquanto cumpria pena no processo do Mensalão, José Dirceu foi preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, que foi deflagrada no dia 03 de Agosto de 2015, acusado de receber milhões em propina de fornecedores da Petrobras. Por esse crime, ele foi condenado a 20 anos e 10 meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro.

Dirceu sendo preso.

Na época, José Dirceu tinha uma empresa junto com seu irmão, Luiz Eduardo de Oliveira, a JD Consultoria. Essa empresa recebia dinheiro desviado da Petrobras. A operação foi deflagrada durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Após quase dois anos, em Março de 2017, Dirceu voltou a ser condenado na Operação Lava Jato a 11 anos e três meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As penas somadas, somente nesta operação, chegaram a 31 anos.

No entanto, Dirceu foi solto, provisoriamente, no dia 27 de Junho de 2018, por decisão da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), que concedeu habeas corpus ao ex-ministro para que a prisão não se desse antes do esgotamento da análise dos recursos nas cortes superiores. Ele voltou a ser preso em Maio de 2019, no Complexo Médico-Penal, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em Novembro de 2019, a  Juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos, da 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, concedeu o direito de Dirceu responder em liberdade. Seus processos na Lava Jato encontram-se no Superior Tribunal de Justiça.

Mesmo assim, com todo esses escândalos, Dirceu ainda se considera um homem influente e tenta a todo custo eleger novamente o seu aliado Luiz Inácio Lula da Silva, que também conhece bem a cadeia.


Siga-nos no Google News Portal CM7

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7


Carregar mais