Ex-ministro Aldo Rebelo é ameaçado de prisão por Alexandre de Moraes durante depoimento no STF; veja vídeo
Brasil – Em um depoimento tenso no âmbito da ação penal que investiga um suposto plano de golpe de Estado após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ameaçou prender o ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo por desacato. O episódio ocorreu no dia 23 de maio, durante uma sessão por videoconferência, e os vídeos foram liberados ao público nesta terça-feira (3).
Aldo Rebelo, que foi ministro no governo Dilma Rousseff, depôs na condição de testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, um dos investigados no inquérito. Durante a audiência, Rebelo foi repreendido por Moraes, que exigiu respostas objetivas. Em um momento de atrito, o ministro interrompeu o ex-ministro e disparou: “Se o senhor não se comportar, vou lhe prender por desacato. Responda minha pergunta. Sim, ou não?”.
O inquérito em questão apura a existência de um suposto esquema golpista que teria sido articulado após as eleições de 2022, com o objetivo de impedir a posse do presidente eleito. A divulgação dos vídeos do depoimento gerou repercussão, evidenciando a tensão entre o STF e figuras ligadas ao governo anterior. O caso segue em andamento, com novas diligências sendo conduzidas para esclarecer os fatos.