Ex- assessor do vereador Carpê é preso por associação criminosa e porte ilegal de arma no Santo Agostinho
Manaus – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 8ª Companhia Interativa Comunitária (CICOM), frustrou um ataque de uma organização criminosa, na manhã do dia 10 de maio, no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus. Durante a ação policial, dois homens, um de 19 e 33 anos, foram presos, e um adolescente, de 17, foi apreendido. Um dos maiores de idade seria ítalo Renan Sena da Silva, ex-assessor do vereador Capitão Carpê.
De acordo com o comandante da 8ª CICOM, capitão PM Danilo Aguiar, as diligências iniciaram após os setores de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da PMAM apontarem que o grupo criminoso estava planejando atacar membros de uma organização criminosa rival, no bairro Santo Agostinho.
Com os presos foram encontradas duas pistolas calibre 9 milímetros com dois carregadores alongados contendo 43 munições. O carro que o grupo estava também foi apreendido pela equipe policial.
Preso e ligação com Carpegiane
Ítalo Renan, de 33 anos, foi, até janeiro deste ano, assessor pessoal e, inclusive, doador da campanha, do vereador Francisco Carpegiane Veras de Andrade, mais conhecido como vereador Capitão Carpê.
Ele aparece como doador para a campanha do vereador Carpê para deputado estadual em 2022. Renan na época já era funcionário do vereador Carpê e o valor doado corresponde a 50% da sua remuneração.
Ítalo trabalhou durante todo o mandato como assessor do vereador Carpê, sendo exonerado, coincidentemente, dia 31/12/2023, deixando os quadros oficiais de remuneração no ano da campanha eleitoral.
Vale ressaltar que Ítalo foi preso sob posse de armas que frequentemente são vistas em vídeos de facções invadindo territórios. A prisão dele ocorreu no bairro Santo Agostinho, bem próximo da Compensa, onde o vereador reside e por anos fez patrulha através da 8ª Cicom.
Veja vídeo que mostra a mesma arma apreendida com Renan: