Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Esplanada dos Ministérios é fechada e recebe reforço policial em Brasília após prisão domiciliar de Bolsonaro; veja vídeo

Compartilhe
Esplanada dos Ministérios é fechada e recebe reforço policial em Brasília após prisão domiciliar de Bolsonaro; veja vídeo

Brasil – A Esplanada dos Ministérios foi fechada na noite desta segunda-feira (4/8) e a segurança foi reforçada pela Polícia Militar do Distrito Federal, após a decretação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O bloqueio de acesso à Esplanada e à Praça dos Três Poderes teve como objetivo conter a movimentação de manifestantes bolsonaristas, que começaram a se organizar para protestar contra a decisão judicial. Apoiadores do ex-presidente convocaram um “buzinaço” e chegaram a iniciar uma carreata de carros e motos em direção ao condomínio onde Bolsonaro reside, escoltados por uma viatura da PM e entoando palavras de ordem como “Fora, Xandão” e “Fora, Moraes”.

A decisão de Moraes também proibiu a instalação de acampamentos num raio de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, da Esplanada dos Ministérios e de quartéis das Forças Armadas, com o objetivo de evitar uma repetição dos ataques de 8 de Janeiro de 2023, quando sedes dos Três Poderes foram invadidas por extremistas.

Na semana passada, o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), aliado de Bolsonaro, havia iniciado um acampamento em frente ao STF em protesto silencioso, mas foi obrigado por decisão judicial a desmobilizar o ato ainda na madrugada do dia 26 de julho.

Durante a manifestação desta segunda, o deputado Zé Trovão (PL-SC) criticou duramente o ministro do STF. “Mais uma arbitrariedade. Esse cara quer tocar fogo no País. Esse cara quer destruir a democracia brasileira. O povo vai fechar o Brasil”, declarou ao jornal O Estado de S. Paulo, afirmando que a carreata tinha como destino final a frente da casa do ex-presidente.

A prisão domiciliar de Bolsonaro teve forte repercussão internacional, com críticas por parte de políticos e lideranças conservadoras, incluindo manifestações contrárias por parte de parlamentares nos Estados Unidos. A decisão do STF ocorre no contexto de investigações que miram possíveis tentativas de golpe e articulações contra o Estado Democrático de Direito.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais