Em carta, Bolsonaro confirma Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência em 2026
Brasil – Uma carta atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro e lida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na manhã desta quinta-feira (25) confirmou a pré-candidatura do parlamentar à Presidência da República em 2026. O documento foi divulgado pouco antes do início de um procedimento cirúrgico ao qual Bolsonaro foi submetido em um hospital particular de Brasília.
De acordo com Flávio Bolsonaro, a carta foi escrita à mão no dia 23 de dezembro e assinada nesta quinta-feira. O texto foi lido em frente ao Hospital DF Star, onde o ex-presidente passou por uma cirurgia para correção de hérnia, com duração estimada entre três e quatro horas.
No documento, Jair Bolsonaro afirma que tomou a decisão de indicar o filho como pré-candidato diante do que classificou como um cenário de injustiça, destacando o compromisso de manter viva a representação política de seus apoiadores.
“Diante desse cenário de injustiça e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026”, diz um dos trechos da carta.
O senador afirmou que a leitura pública do texto reforça sua pré-candidatura dentro do Partido Liberal (PL), especialmente para aqueles que ainda tinham dúvidas sobre o apoio direto do ex-presidente.
Outro trecho da carta ressalta o caráter pessoal da decisão:
“Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho, para resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.”
Pré-candidatura já anunciada
No início de dezembro, Flávio Bolsonaro já havia declarado publicamente que havia sido escolhido pelo pai para disputar a Presidência em 2026 pelo PL. Na ocasião, afirmou que daria continuidade ao projeto político iniciado por Jair Bolsonaro.
Impedido de concorrer nas próximas eleições após decisões da Justiça Eleitoral, o ex-presidente tem sido o principal cabo eleitoral do grupo político. Nos últimos meses, outros nomes também passaram a ser citados como possíveis candidatos do campo conservador, entre eles o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A carta divulgada nesta quinta-feira encerra as especulações sobre a escolha dentro do núcleo familiar e político de Jair Bolsonaro e oficializa o apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro para a disputa presidencial de 2026.



