Eleições 2024: Juntando estratégia e alianças, Roberto Cidade tem o maior potencial de crescimento eleitoral
Manaus – Com as recentes pesquisas divulgadas neste mês de Abril, um pré-candidato tem chamado atenção após apresentar um considerável e rápido crescimento na intenção de votos da população manauara. Roberto Cidade, atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e pré-candidato à prefeitura de Manaus pelo União Brasil, tem se destacado junto ao seu grupo político pela habilidade em consolidar alianças estratégicas e construir uma forte base de apoio.
Estratégia
Uma das principais estratégias de Cidade tem sido a formação do maior arco de aliança partidário e político, contando com a participação direta do governador Wilson Lima, uma das figuras políticas mais influentes do estado. Além disso, o próximo passo ambicioso de Cidade é atrair o apoio do presidente Jair Bolsonaro e do Partido Liberal (PL), visando fortalecer ainda mais sua posição e ampliar seu espectro político.
Comunicação de peso
No campo da comunicação, a campanha de Roberto Cidade tem sido marcada pela presença de nomes de peso nacional, como os marqueteiros Chico Mendez e Alexandre Oltramari, responsáveis pela bem-sucedida reeleição do Governador Wilson Lima em 2022. Essa estratégia tem sido complementada por um intenso volume de campanha, com uma presença massiva nas ruas e na televisão, difundindo seu nome e suas propostas entre os eleitores.
Partidos e parlamentares aliados
A construção desse apoio amplo não se limita apenas aos bastidores políticos, mas também se reflete em números concretos. Até o momento, sete partidos já confirmaram apoio a Cidade, incluindo o PP, Republicanos, Podemos, PSB, PDT, PRD e Solidariedade. Além disso, ele conta com o respaldo de 19 dos 24 deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Amazonas e 17 dos 41 vereadores na Câmara Municipal de Manaus.
Quem será o vice?
Um dos pontos chave na estratégia de Cidade é a escolha de seu vice, uma indicação que vem diretamente do governador Wilson Lima. Nomes como Rodrigo de Sá, ex-diretor presidente do Detran-AM e presidente Estadual do Progressistas, surgem como possibilidades viáveis para compor a chapa. Mas o cenário pode mudar, caso o União Brasil consiga também o apoio do Partido Liberal nas próximas semanas.
No entanto, os desafios para Roberto Cidade ainda são significativos. Apesar de seu alto potencial de crescimento nas pesquisas eleitorais, onde já figura empatado tecnicamente com o Capitão Alberto Neto, ele enfrentará uma batalha acirrada até as eleições municipais de 2024. Como Manaus irá reagir com a chegada de Jair e Michelle Bolsonaro. Será que haverá espaço para o União Brasil no palanque do ex-presidente além do Partido Liberal ? Esses próximos passos serão decisivos.
Leia também:
Preço da cesta básica aumenta em supermercados de Manaus, aponta pesquisa do Procon
Carne e café ficam mais baratos no Brasil após “tarifaço” de Trump, aponta pesquisa
Pesquisadores descobrem que proteína extraída de pessoas jovens retarda envelhecimento dos mais velhos; veja vídeo
Falsa pesquisa eleitoral circula no Amazonas com uso indevido do nome Paraná Pesquisas: “é fake news”
Jornada Acadêmica pelo Clima na América Latina para a COP 30 reuniu estudantes, pesquisadores e sociedade na UEA