Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Eduardo Braga articula vinda do Instituto Militar de Engenharia para o Amazonas; veja vídeo

Compartilhe
Eduardo Braga articula vinda do Instituto Militar de Engenharia para o Amazonas; veja vídeo

Amazonas – O Amazonas poderá, em breve, se tornar sede de uma unidade do Instituto Militar de Engenharia (IME), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil. A articulação para a instalação do IME na região está sendo conduzida pelo senador Eduardo Braga (MDB), em parceria com o Comando Militar da Amazônia (CMA), o Ministério do Exército, o Ministério da Defesa e o próprio IME.

Durante entrevista ao A Crítica Podcast nesta sexta-feira (25), Braga revelou detalhes da proposta, que representa um passo estratégico para a segurança e o desenvolvimento científico da Amazônia.

No último final de semana, o senador visitou o recém-inaugurado Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (Ipeam), em Manaus. Acompanhado pelo comandante militar da Amazônia, general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, e pelo empresário Denis Minev, Braga conheceu a estrutura do novo centro de inovação tecnológica do Exército.

O Ipeam, inaugurado em novembro passado, é uma extensão do IME e ainda está em fase de estruturação. Seu foco é desenvolver pesquisas em áreas como inteligência artificial, cibersegurança, energia, geointeligência e tecnologias de emprego dual — militar e civil.

“Vamos estudar inteligência artificial, drones, a parte quântica, energia. Muitos dos estudos do Exército têm emprego dual: militar e civil. Queremos trazer para cá essas demandas para catalisar o desenvolvimento dessas tecnologias e, futuramente, compartilhar o conhecimento com centros de ensino e com as indústrias locais”, explicou o coronel Manoel Amaral, chefe do escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA).

Para Eduardo Braga, o projeto pode transformar o cenário da pesquisa e da educação na Amazônia. “Sem dúvida é um desafio guardar e proteger o nosso maior patrimônio, a floresta amazônica, mas também é um desafio assistir à nossa população. E isso passa pela aplicação de ciência e tecnologia. O Brasil não tem futuro sem investir em educação”, destacou o senador.

O comandante do CMA reforçou a importância da formação acadêmica no projeto. Segundo o general Costa Neves, a ideia é formar mestrandos e doutorandos diretamente na Amazônia, com o fortalecimento da estrutura física do Ipeam, que servirá de embrião para a chegada do IME.

“A base do Ipeam é o IME. Queremos trazer pesquisadores, formar novos cientistas aqui, fortalecendo a ciência, tecnologia e inovação à altura do que a Amazônia merece”, afirmou.

Costa Neves também agradeceu o empenho de Braga no projeto. “Ações como essa só fortalecem nossas iniciativas e o desejo de construir um instituto de pesquisa de excelência na Amazônia”, completou.

Sobre o Ipeam

O Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (Ipeam) é uma iniciativa do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Comando Militar da Amazônia, vinculado à Diretoria de Serviço Geográfico e ao 4º Centro de Geoinformação do Exército. Seu objetivo é integrar ciência militar, defesa e inovação com a realidade amazônica, atuando também em parceria com universidades e a indústria.





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais