Eduardo Braga amplia vantagem e assume liderança também em Manaus na disputa ao Senado em 2026
Amazonas – A disputa por uma das duas cadeiras que o Amazonas renovará no Senado Federal em 2026 começa a ganhar contornos mais claros ao longo de 2025. Levantamento do Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN), encomendado pelo consórcio de portais G6, aponta que o senador Eduardo Braga (MDB) abriu vantagem expressiva sobre os concorrentes e lidera com folga em todos os cenários testados.
O dado mais simbólico da nova pesquisa é a virada em Manaus. Braga passou a liderar também na capital, ultrapassando o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que vinha ocupando a primeira colocação entre os eleitores manauaras nas sondagens anteriores.
Enquanto isso, o governador Wilson Lima (União), mesmo com a maior rejeição entre os possíveis candidatos, mostra crescimento e se aproxima de Alberto Neto. O movimento reforça a possibilidade de que Lima entre efetivamente na disputa pelo Senado, um cenário que tende a reorganizar o xadrez político do Estado ao longo do ano.
O bloco formado por Braga, Alberto Neto e Wilson Lima concentra a maior fatia das intenções de voto, enquanto Plínio Valério (PSDB), Marcos Rotta (sem partido) e Marcelo Ramos (PT) permanecem em um patamar secundário, todos abaixo dos 10% no cenário geral, sem sinais de ascensão no curto prazo.
Encomendado pelo G6 — grupo formado pelo BNC, Único, Atual, além dos portais de Mário Adolfo, Marcos Santos e Blog do Hiel Levy —, o levantamento do IPEN indica que a corrida ao Senado deverá ser uma das mais disputadas do ciclo eleitoral de 2026 no Amazonas. Com figuras de forte presença regional e um ambiente político em transformação, o Estado se prepara para um embate que promete dominar a pauta ao longo de 2025.
Veja:
Veja aqui nestes quadros a distribuição de votos na capital e no interior nos três cenários:













