Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Diretor-geral da Polícia Federal nega investigação contra irmão de Lula e Sindnapi na fraude do INSS

Compartilhe
Diretor-geral da Polícia Federal nega investigação contra irmão de Lula e Sindnapi na fraude do INSS

Brasil – O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, afirmou nesta sexta-feira (25) que nem o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) nem seus dirigentes, incluindo o vice-presidente da entidade, Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, são investigados na operação que apura irregularidades em descontos aplicados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Em entrevista ao Instituto Conhecimento Liberta (ICL), a jornalista Heloísa Villela questionou diretamente Rodrigues sobre a situação do Sindnapi e a eventual ligação de Frei Chico às investigações. O diretor-geral foi categórico: “Esse sindicato, o Sindnapi, não foi objeto de busca e apreensão. Tampouco seus dirigentes foram alvo de qualquer medida”, destacou.

Andrei Rodrigues reforçou ainda que “o irmão do presidente Lula não é alvo da operação, não é investigado na operação”, encerrando especulações que vinham circulando nos últimos dias.

Contexto da operação
A Operação Sem Desconto, deflagrada pela PF nesta semana, investiga um esquema bilionário de descontos indevidos em aposentadorias e pensões entre 2016 e 2024, que teria causado prejuízo de quase R$ 8 bilhões aos beneficiários. A investigação atingiu diversas entidades sindicais, mas o Sindnapi, onde Frei Chico atua, não figura entre os alvos.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos mais de 200 mandados de busca e apreensão em 14 estados e no Distrito Federal, mas nenhuma das ações envolveu o Sindnapi ou seus representantes.

Em linha com a fala do diretor-geral da PF, Milton Cavalo, presidente do Sindnapi, já havia declarado que a entidade não sofreu qualquer tipo de intimação ou ação em suas 80 unidades espalhadas pelo Brasil.

“Não foi apreendido qualquer tipo de material nosso. Então, não podemos dizer que fomos alvo de uma operação da Polícia Federal”, afirmou Cavalo em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia.

Ele também reforçou que este momento deve ser aproveitado para distinguir entidades sérias de associações fraudulentas. “Temos que separar quem tem estrutura, quem tem história e trabalha de verdade em defesa dos aposentados”, disse o presidente.

Apesar de polêmicas anteriores envolvendo o nome de Frei Chico — como uma denúncia arquivada na Operação Lava Jato —, a posição da Polícia Federal é clara: nem o vice-presidente do Sindnapi nem a entidade estão sendo investigados nas fraudes envolvendo o INSS.

A fala de Andrei Rodrigues vem em meio a um cenário político agitado, no qual qualquer associação entre figuras próximas ao presidente Lula e escândalos de corrupção costuma ganhar grande repercussão. A PF, no entanto, reforçou que seu trabalho se baseia em provas, e não em ilações.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais