Desaprovação do governo Lula sobe sete pontos e chega a 56%, diz pesquisa Quaest
Brasil – Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) aponta uma acentuada queda na aprovação do Governo Lula, que se encontra em 41%. Em relação ao levantamento anterior (de janeiro), a percepção favorável caiu seis pontos (a aceitação era de 47% no primeiro mês do ano).
A desaprovação vem crescendo continuamente desde julho do ano passado. O índice divulgado hoje é o maior desde fevereiro de 2023.
Confira a avaliação global:
Positiva: 41%
Regular: 29%
Desaprovação: 56%
A pesquisa apresenta outros dados relevantes. No Nordeste, o principal reduto eleitoral de Lula, a aprovação ao governo caiu de 59% para 52%.
Confira o resultado por região:
Nordeste:
52% de aprovação; 46% de desaprovação
Sudeste:
37% de aprovação; 60% de desaprovação
Sul:
34% de aprovação; 64% de desaprovação
Centro Oeste/ Norte:
44% de aprovação; 52% de desaprovação
Confira o desempenho do governo no segmento religioso
Católicos
49% de aprovação; 49% de desaprovação
Evangélicos
29% de aprovação; 67% de desaprovação
O levantamento da Genial/Quaest apontou um aumento da rejeição ao governo Lula entre segmentos da população que historicamente o apoiam. É o caso de mulheres, pessoas pretas e pardas, da Região Nordeste, e que recebem até dois salários mínimos.
Vilões
Para auxiliares de Lula, o desempenho ruim do governo nas últimas pesquisas ainda seria reflexo de dois “vilões”: a inflação de alimentos e a segurança pública.
O instituto Quaest ouviu 2004 pessoas, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.