Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Deputados aprovam projeto que assegura porte de armas para Oficiais de Justiça

Compartilhe
Deputados aprovam projeto que assegura porte de armas para Oficiais de Justiça

Amazonas – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, durante reunião na segunda-feira, 13, o Projeto de Lei que assegura porte de arma de fogo para Oficiais de Justiça no Amazonas. A matéria é de autoria do deputado Delegado Péricles (União Brasil), que preside a comissão e afirmou que a luta é pelo direito de defesa da categoria em caso de abordagem criminosa.

“O cumprimento de mandados por Oficiais de Justiça é atividade de risco, o que exige devido direito à defesa por quem os executa. Minha luta é para que profissionais, com requisitos legais exigidos para a concessão do porte de arma de fogo, tenham assegurado esse direito durante o exercício de suas funções. A CCJR aprovou e o PL segue para as comissões de Assuntos Econômicos e Segurança Pública para, brevemente, aprovarmos também em plenário”, afirmou o deputado Delegado Péricles.

De acordo com trecho da redação da proposta, “o objetivo da proposta é reconhecer o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte dos Oficiais de Justiça, com o intuito de resolver um problema grave. A Lei Federal nº 10.826 de 2003, que instituiu o Estatuto do Desarmamento, em seu artigo 6º, inciso VI, confere o porte de arma para integrantes dos órgãos policiais, de forma que o presente projeto equipara a atividades dos Oficiais de Justiça ao da atividade policial. Cabe salientar que os oficiais de Justiça do Poder Judiciário se submetem potencialmente a riscos à sua segurança na execução dos mandados judiciais e, com isso, se enquadram na exceção das regras previstas no Estatuto do Desarmamento. Logo, têm o direito de portar arma de fogo”.

A matéria agora vai tramitar pelas comissões especiais da Alem e deve gerar polêmica entre os deputados no momento da votação, com a manifestação de parlamentares contra e a favor do Projeto de Lei.

Com informações Portal O Poder 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais