Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Deputado Roberto Cidade sugere isenção de ICMS do combustível para embarcações fluviais

Compartilhe
Deputado Roberto Cidade sugere isenção de ICMS do combustível para embarcações fluviais

Manaus – Retorno atividades do transporte hidroviário no Amazonas, autorizado através do Decreto do Governo do Estado n. 42.500/2020, na última quinta-feira (16), o deputado Roberto Cidade (PV) encaminhou requerimento de indicação ao governo estadual, solicitando redução ou isenção da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre os combustíveis utilizados pelas embarcações.

De acordo com o parlamentar, Presidente da Comissão de Transporte da Assembleia Legislativa do Amazonas, o retorno das atividades, no entanto, foi determinado através da redução da lotação das embarcações de 60% para lanchas rápidas e de 40% para balsas e navios motor, o que, dificulta o custeio da atividade.

“Os proprietários das embarcações têm um custo operacional muito alto para navegar pelos rios de nosso Estado. Segundo estudos, 42% são fixos (salários, encargos sociais, benefícios sociais, manutenção, lubrificantes, pró-labore, taxas dos terminais de atracação e depreciação) e 58% são custos variáveis (combustíveis e alimentação de passageiros), sendo importante considerar que 75% deste custo variável é dispêndio com combustível”, justificou o parlamentar.

O parlamentar ressalta ainda que o objetivo da indicação ao governo é evitar que o impacto financeiro dessa restrição de lotação das embarcações seja repassado à população por meio do aumento dos preços das passagens.

Roberto Cidade destaca ainda que o transporte fluvial é de suma importância para deslocamento de passageiros e cargas na Região Amazônica, considerando que a região tem pouca infraestrutura rodoviária e apresenta distâncias consideráveis. 

“Relembramos aqui um levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. Segundo ele, 9,8 milhões de passageiros e 3,4 milhões de toneladas de carga são movimentados todos os anos pelas embarcações que fazem rotas estaduais e interestaduais na Região Amazônica. Esses dados mostram a importância do modal para a população amazonense”, disse.

Foto: Evandro Seixas



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais