Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Deputado Federal Capitão Alberto Neto reforça pedido de audiência pública tratar da segurança nas escolas do país

Compartilhe
Deputado Federal Capitão Alberto Neto reforça pedido de audiência pública tratar da segurança nas escolas do país

Na Comissão de Educação, dessa quarta-feira (19), o deputado federal Capitão Alberto Neto, expressou, mais uma, preocupação com o descaso do governo em relação à segurança nas escolas e consequentemente no país, e solicitou urgência no pedido de audiência pública para tratar sobre o assunto, que vem tirando a paz das famílias brasileiras.

“Solicito uma audiência pública para tratarmos deste assunto com seriedade. O cenário é preocupante, precisamos saber quais medidas os Ministérios planejam adotar para combater e prevenir esses casos que estão lamentavelmente se tornando mais frequentes”, disse.

De acordo com o parlamentar, este não é o momento de politizar o tema e muito menos de levantar comparações com outros episódios, como os atos golpistas do 08/01, pois a questão central é a vida de crianças e jovens, e isso trata de um assunto técnico de segurança pública que o atual governo não sabe como dialogar.

“Este governo não sabe dialogar com a segurança do nosso país. Abandonou uma política de segurança pública, trata bandido como se fosse vítima da sociedade, passou a mão na cabeça de vários criminosos, e obstruiu aqui neste Congresso, a legislação que nós queremos endurecer para proteger a sociedade, para proteger os nossos filhos.”, declarou.

Escola segura para todos

Na oportunidade, o Capitão Alberto Neto, enfatizou que o ambiente escolar deve ser um lugar seguro, de aprendizagem e amparo, por isso a onda de violência nas instituições é inadmissível. E lembrou que a preocupação dos pais, professores, alunos e comunidade é saber que todos estão seguros e os criminosos serão punidos.

Como especialista em segurança pública, o deputado explicou ainda que no contexto de segurança nas escolas é necessário avaliar os cenários interno e externo, e considerar medidas restrição de acesso mais rígidas e uso de tecnologias.

“Existe o problema externo, o bandido, por isso precisamos de procedimentos de segurança, de alguém especializado para fazer a triagem correta, defender os nossos filhos, e se precisar, agir no momento certo, com rapidez para salvar a vida de crianças e professores. E tem os assuntos internos, faltam psicólogos nas escolas, agentes especializados para trabalhar as doenças atuais que tem afetado os nossos filhos”, argumentou.

O parlamentar, também reafirmou a importância da relação de confiança entre polícia, escola e comunidade, como agente de sucesso para a segurança local. “Essa parceria da comunidade, a escola e a polícia, sempre foi saudável. As rondas escolares, a política do Proerd levando informações do combate às drogas, e a presença da polícia na área escolar sempre ajudaram a manter a segurança nas comunidades”, afirmou.

Audiência pública

No requerimento protocolado no último dia 10, o deputado solicita realização de audiência pública para discutir sobre a segurança nas escolas de educação básica no Brasil, e convida para participação o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Tadeu Alencar, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Helena e representantes da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia e do Ministério da Saúde.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais