Deputado Dr. George Lins homenageia professor de Novo Aripuanã com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional
Amazonas -Em reconhecimento aos importantes serviços prestados à educação de Novo Aripuanã, o deputado estadual Dr. George Lins (UPB) entregou nesta quarta-feira (15/10) a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias ao vereador e professor Everaldo Alves do Nascimento. A honraria, concedida anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), celebra educadores que se destacam pela dedicação e contribuição à formação de gerações.
Natural de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), Everaldo Alves construiu uma carreira marcada pela competência e compromisso com o ensino. É licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialista em Metodologia do Ensino da Matemática na Educação Básica pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua há mais de 25 anos na rede pública, tendo sido professor e gestor de escolas estaduais e municipais.
Entre as funções que exerceu, destacam-se a de gestor da Escola Estadual Professor Joaquim Canamary Gualberto, onde conquistou o Prêmio Escola de Valor com nota 4,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2007; coordenador regional de educação da SEDUC em Novo Aripuanã (2017–2019) e secretário municipal de educação (2020–2024). Em 2025, Everaldo assumiu o cargo de vereador em Novo Aripuanã, atuando como 1º secretário da Mesa Diretora e líder do governo municipal.
Para o deputado Dr. George Lins, o reconhecimento representa uma justa homenagem aos profissionais que fazem da educação um instrumento de transformação social.
“O professor Everaldo é um exemplo de dedicação, ética e compromisso com a educação pública. Seu trabalho em Novo Aripuanã inspira gerações e mostra que o investimento no conhecimento é o caminho para o desenvolvimento do nosso Amazonas”, destacou o parlamentar.
A Medalha Professora Ignês de Vasconcellos Dias, criada pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da ex-deputada Therezinha Ruiz, reconhece educadores da rede pública e privada que se destacam por seus méritos e contribuições à educação no Estado. Este ano, foram contemplados 34 docentes, sendo 24 indicados pelos deputados estaduais, oito pela Comissão de Educação (COED) da Casa Legislativa, um pelo Fórum Estadual de Educação e um indicado pela Mesa Diretora da Aleam.