Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Da fraude no INSS ao nepotismo em Borba: saiba quem é Clizares Santana, secretário de Administração e Planejamento de Toco Santana

Compartilhe
Da fraude no INSS ao nepotismo em Borba: saiba quem é Clizares Santana, secretário de Administração e Planejamento de Toco Santana

Amazonas – Envolvido em um dos maiores escândalos de corrupção do INSS no Amazonas, Clizares Doalcei Silva de Santana, ex-gerente-executivo do órgão federal, reaparece no cenário político agora com cargo de destaque na Prefeitura de Borba, e no centro de uma nova polêmica: ele é o responsável por assinar e publicar os decretos que colocam esposa e irmã do prefeito Toco Santana em cargos de alto escalão na administração municipal.

Clizares foi nomeado como secretário municipal de Administração e Planejamento e tem atuado diretamente nas reuniões de gestão, inclusive ao lado da primeira-dama Keila Carbajal, que também é secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, e da irmã do prefeito, Arlete Santana, atualmente à frente da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Os atos de nomeação das duas — ambas familiares diretas do prefeito Raimundo Santana de Freitas, o Toco Santana (Republicanos) — foram oficialmente publicados por Clizares Santana no Diário Oficial do Município no dia 1º de janeiro de 2025. A prática levantou suspeitas e revolta na população, que acusa a atual gestão de montar uma verdadeira “panelinha de família” dentro da prefeitura.

Quem é Clizares Santana?

Clizares Santana ficou nacionalmente conhecido em 2019, quando foi demitido do INSS após ser alvo da “Operação Zero Um”, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por corrupção, peculato, coação e inserção de dados falsos nos sistemas do INSS.

Entre os crimes, estão:

Pedido de propina de R$ 126 mil para favorecer contratos com o INSS;

Ameaças e chantagens contra empresas e trabalhadores;

Fraude na concessão de pensão por morte para uma prima, usando documentos falsos;

Indicação ilegal de pessoas para empregos em empresas terceirizadas que prestavam serviço ao órgão.

À época, Clizares chegou a ser preso preventivamente e respondia a processos que, segundo o MPF, poderiam levá-lo a até 34 anos de prisão. O caso ainda tramita na Justiça Federal do Amazonas.

De volta ao poder

Apesar do passado marcado por escândalos, Clizares retornou à vida pública como secretário de Toco Santana. E mais: é o nome que valida os atos administrativos que colocam familiares do prefeito no comando de secretarias estratégicas da cidade.

O caso está sendo interpretado por juristas como uma possível afronta à Súmula Vinculante nº 13 do STF, que proíbe a nomeação de cônjuges e parentes para cargos comissionados, em respeito aos princípios da moralidade e impessoalidade (Art. 37 da Constituição).

“Borba virou herança de família”

Nas ruas, a população critica a falta de critério técnico nas nomeações e o domínio familiar sobre a máquina pública. “A prefeitura virou um negócio de família. O prefeito bota a mulher, a irmã e agora ainda traz um ex-corrupto para organizar a bagunça”, disse um morador revoltado.

Até o momento, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ainda não se manifestou, mas a pressão por uma investigação sobre nepotismo e improbidade administrativa só aumenta. A nomeação de Clizares Santana para um cargo estratégico, mesmo com o histórico criminal, também deverá ser questionada.

Denuncia-Op-Zero-Um-INSS





Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais