Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Conselho Nacional do Ministério Público suspende criação de cargos comissionados no MPAM

Compartilhe
Conselho Nacional do Ministério Público suspende criação de cargos comissionados no MPAM

Amazonas – Em uma decisão que impacta diretamente os planos de expansão do Ministério Público do Amazonas (MPAM), o conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), determinou a suspensão imediata do procedimento de criação de 120 cargos comissionados. Esses cargos teriam atribuições semelhantes ao cargo efetivo de Agente Técnico – Jurídico.

A decisão, datada da última quinta-feira, 14, também ordena que o MPAM inclua no concurso público apenas as vagas efetivamente existentes na data da abertura do certame. Esse redirecionamento nos planos do Ministério Público do Amazonas surge como resposta a pleitos apresentados, especialmente pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (Sindsemp-AM).

O Sindsemp-AM, diante da decisão, anunciou que pretende ingressar com um pedido para a republicação do edital do concurso público. A solicitação tem como objetivo garantir a inclusão apenas das vagas existentes para os cargos efetivos de Agente Técnico – Jurídico (nível superior) e Agente de Apoio – motorista/segurança (nível médio).

A decisão do conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa deferiu parcialmente os pedidos liminares formulados pelo Sindsemp-AM. As principais determinações incluem a suspensão de qualquer procedimento visando à criação de cargos comissionados semelhantes aos cargos efetivos já existentes, especialmente o de Agente Técnico – Jurídico. Além disso, a inclusão no concurso público deve se limitar às vagas efetivamente existentes na data de abertura do certame, mesmo que haja a disponibilidade de cadastro de reserva para outros cargos onde não existam atualmente vagas disponíveis.

O MPAM tem agora um prazo de 15 dias para prestar informações atualizadas sobre o andamento do Procedimento de Gestão Administrativa nº 09.2023.00001005-1 e demais procedimentos correlatos ao tema. O CNMP também solicitou o encaminhamento de uma cópia integral dos documentos pertinentes, proporcionando uma análise mais aprofundada da situação.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais