Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Comissão da Câmara aprova projeto de Adail Filho que beneficia pessoas autistas do país

Compartilhe
Comissão da Câmara aprova projeto de Adail Filho que beneficia pessoas autistas do país

Amazonas – O Projeto de Lei Complementar (PLP) 88/2025, de autoria do deputado federal Adail Filho (Republicanos-AM), obteve aprovação unânime nesta terça-feira, 8 de julho, na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), da Câmara dos Deputados. A proposta recebeu parecer favorável da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE).

O PLP 88/2025 altera a Lei Complementar nº 214, de 2025, à reforma tributária, que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), além de criar o Comitê Gestor do IBS.

Mas, o foco das alterações é que a proposta de Adail Filho estende aos autistas de nível 1 de suporte os benefícios tributários para a compra de veículos por pessoas com deficiência. Atualmente, essa parcela da comunidade autista não era contemplada com a isenção de impostos na compra de veículos.

Na avaliação do deputado amazonense, a proposta busca corrigir uma lacuna na legislação, que resultou na retirada da isenção fiscal para pessoas com autismo de nível 1 de suporte.

Direito à mobilidade

O projeto baseia-se nos princípios da isonomia e da equidade, e na necessidade de garantir o pleno direito à mobilidade dessa parcela da população.

“Embora autistas de nível 1 possam apresentar menor necessidade de apoio comparado aos demais níveis, eles enfrentam desafios diários que dificultam sua autonomia e mobilidade, especialmente no acesso ao transporte público”, explica o parlamentar autor do PLP 88/25.

De acordo com Adail Filho, com a aprovação na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o PLP 88/2025 promove mais inclusão e acessibilidade, reconhecendo que a mobilidade é essencial para o tratamento, deslocamento e autonomia desses indivíduos.

“A legislação necessita refletir uma compreensão mais ampla sobre o transtorno do espectro autista e as dificuldades enfrentadas por aqueles diagnosticados com o nível 1 de suporte”, argumenta.

Próximos passos

O PLP 88/2025 segue agora para avaliação em mais duas comissões: Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC). Após a aprovação nessas duas comissões, o projeto estará apto para ser votado em plenário.

“A comunidade autista e os defensores dos direitos das pessoas com deficiência aguardam com expectativa a continuidade da tramitação deste importante projeto, que busca uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, declarou Adail Filho.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais