Com boné do MST e tentando falar português, Maduro convoca brasileiros em defesa da Venezuela; veja vídeo
Mundo – O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a mirar o público brasileiro em uma transmissão exibida nesta quinta-feira (4/12) pela TeleSUR. Desta vez, o líder venezuelano apareceu usando um boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e fez um apelo direto para que a população do Brasil vá às ruas em defesa da “paz e soberania” de seu governo, alvo de crescente pressão militar dos Estados Unidos.
Durante a fala, Maduro mesclou frases em português e espanhol ao agradecer o gesto do MST, que enviou o boné ao Palácio de Miraflores. Segundo ele, o acessório simbolizaria a “solidariedade” entre movimentos populares dos dois países.
“Muito obrigado, Brasil, muito obrigado, MST. A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano. Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania”, declarou o ditador, reforçando que seu país tem “direito à paz com soberania”.
O apelo de Maduro ocorreu quase simultaneamente ao anúncio de uma nova ofensiva militar dos Estados Unidos no Pacífico Leste, sob a justificativa de combate ao narcotráfico. De acordo com autoridades americanas, ao menos 23 embarcações suspeitas foram atacadas nos últimos meses em operações próximas à costa venezuelana, tanto no Caribe quanto no Pacífico.
Washington afirma que as ações miram grupos criminosos que enviam drogas para o território norte-americano. Caracas, no entanto, denuncia que a verdadeira intenção seria desestabilizar o governo venezuelano.
Maduro é acusado pelos EUA de chefiar o cartel de Los Soles, recentemente classificado como organização terrorista internacional. O governo venezuelano rejeita todas as acusações e afirma que o país é vítima de perseguição política encabeçada por Washington.


