Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Cinco anos de impunidade: réu por compra de respiradores inúteis, Wilson Lima segue sem julgamento no STJ

Compartilhe
Cinco anos de impunidade: réu por compra de respiradores inúteis, Wilson Lima segue sem julgamento no STJ

Amazonas – Mais de cinco anos após o início do processo criminal contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), o caso segue sem julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) — e não será analisado este ano. Em decisão nessa quarta-feira (1°), o presidente da Corte, ministro Herman Benjamin, pediu que os demais ministros da Corte Especial não incluam mais nenhum novo processo na pauta de julgamentos até que os casos antigos sejam esgotados. O caso de Lima segue fora da fila de prioridades.

Com isso, o processo seguirá parado no gabinete do relator, ministro Francisco Falcão, até pelo menos 2026 — quando Wilson Lima já terá deixado o cargo e poderá disputar, livre de condenações, uma vaga ao Senado.

Réu desde setembro de 2021, o governador responde a acusações graves ligadas à compra emergencial de respiradores no auge da pandemia. A denúncia, aceita pela Corte, aponta que Lima liderou a contratação de uma empresa de vinhos — sem qualquer qualificação técnica — para fornecer respiradores a preços superfaturados. Segundo o Ministério Público, os equipamentos sequer tinham capacidade de atender pacientes graves com Covid-19.

Mesmo com esse histórico, a ação penal segue sem desfecho no STJ, que é o foro responsável por julgar governadores. A Corte Especial, formada pelos 15 ministros mais antigos do tribunal, não priorizou o caso ao longo dos últimos anos. O STJ chegou a analisar nesta semana um processo aberto ainda em 2019, anterior ao de Wilson Lima, e com a nova orientação do presidente, os processos em espera tendem a se acumular ainda mais.

Leia também: 

Escândalo no Governo Wilson Lima: Wilker Barreto denuncia que contrato da Seduc vai gastar R$52,9 milhões do Fundeb

Saiba qual empresa vai receber quase R$ 53 milhões de Wilson Lima para fazer consultoria na Seduc-AM

Prefeito Ivon Rates desabafa e escancara fracasso de Wilson Lima na segurança pública em Envira; veja vídeo


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais