Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Chilique de Cynthia Blink não engana: CMM esclarece normas da casa legislativa e reforça compromisso com a imprensa; veja

Compartilhe
Chilique de Cynthia Blink não engana: CMM esclarece normas da casa legislativa e reforça compromisso com a imprensa; veja

Manaus – A jornalista Cynthia Blink protagonizou uma polêmica nesta segunda-feira (24) ao divulgar um vídeo nas redes sociais afirmando que foi impedida de acessar as dependências da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em sua publicação, Cynthia dramatizou a situação, insinuando que estava sendo cerceada no exercício de sua profissão e impedida de entrar na “casa do povo”. A repercussão do caso, no entanto, levou a CMM a emitir uma nota de esclarecimento desmentindo a versão apresentada pela jornalista e detalhando o ocorrido.

Segundo a Câmara Municipal, não há qualquer tipo de proibição ao trabalho da imprensa em suas instalações. O que ocorreu, conforme a nota oficial, foi que Cynthia Blink estava em uma área específica onde gravações não são permitidas, conforme normas administrativas baseadas no Regimento Interno da Casa. Essas regras, que visam garantir a segurança e a organização do ambiente legislativo, são aplicadas pelo serviço de segurança da CMM e valem para todos os frequentadores do espaço.

A nota destaca que o Regimento Interno estabelece que “a Comissão Executiva fará manter a disciplina e o respeito indispensáveis no edifício da Câmara e em suas dependências”. Assim, a restrição enfrentada por Cinthya não foi um veto à sua entrada ou ao seu trabalho jornalístico, mas sim uma medida para cumprir as diretrizes internas em um local determinado.

A CMM enfatizou ainda que possui um espaço exclusivo para a imprensa, localizado estrategicamente em frente ao plenário, que permite ampla cobertura das sessões e atividades legislativas, além de uma área destinada a entrevistas e coletivas.

A Casa Legislativa também reforçou que a Galeria permanece aberta ao público, assegurando a transparência dos trabalhos parlamentares. “A CMM reafirma seu compromisso com a liberdade de imprensa e a ampla divulgação dos trabalhos legislativos, sempre em conformidade com as normas que regem o funcionamento da Câmara”, conclui o comunicado.

A publicação de Cynthia Blink, que alguns internautas classificaram como um “showzinho” nas redes sociais, gerou críticas por dar a entender que a jornalista foi completamente barrada de entrar na CMM — o que, segundo os esclarecimentos, não corresponde à realidade.

Leia nota de esclarecimento da Diretoria de Comunicação da CMM na íntegra:

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) esclarece que não há qualquer proibição ao trabalho da imprensa em suas dependências. O que existe na Casa Legislativa são normas administrativas, fundamentadas no Regimento Interno, que regulamentam o acesso a determinados espaços por questões de segurança e organização.

O Regimento Interno da CMM estabelece que “A Comissão Executiva fará manter a disciplina e o respeito indispensáveis no edifício da Câmara e em suas dependências”, cabendo ao serviço de segurança da Casa a aplicação dessas diretrizes.

A CMM dispõe de um espaço exclusivo para a realização do trabalho da imprensa, estrategicamente posicionado de frente para o plenário, garantindo ampla cobertura dos atos legislativos, bem como espaço direcionado para entrevistas e coletivas. Além disso, a Galeria da CMM permanece de livre acesso ao público, assegurando a transparência das atividades parlamentares.

A Casa Legislativa reforça o compromisso com a liberdade de imprensa e a ampla divulgação dos trabalhos legislativos, sempre em conformidade com as normas que regem o funcionamento da Câmara.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais