Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

CDH do Senado aprova porte de arma para mulheres sob medida protetiva

Compartilhe
CDH do Senado aprova porte de arma para mulheres sob medida protetiva

Brasil – A CDH (Comissão de Direitos Humanos) do Senado aprovou, nesta 4ª feira (9.abr.2025), o PL (Projeto de Lei) 3272 de 2024, que permite o porte de arma para mulheres com mais de 18 anos sob medida protetiva de urgência. O projeto segue agora para a CSP (Comissão de Segurança Pública), em decisão terminativa. Eis a íntegra do PL (PDF – 85kB).

As medidas protetivas de urgência, previstas na Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, são mecanismos legais destinados a proteger a integridade e a vida de meninas, adolescentes ou mulheres em situação de risco.

Elas devem ser solicitadas em casos de violência doméstica e familiar —seja física, moral, sexual, patrimonial ou psicológica— praticada por parentes, companheiros, ex-companheiros ou qualquer pessoa com quem a vítima tenha convivido. A solicitação também é indicada sempre que a vítima sentir que sua saúde ou vida está ameaçada.

De acordo com o texto, a arma de fogo deve ficar na residência ou domicílio da mulher. No entanto, pode ser mantida em local de trabalho apenas se for dona da empresa ou estabelecimento.

O PL é de autoria de Rosana Martinelli (PL-MT), suplente do senador Wellington Fagundes (PL-MT).

O relator é o senador Magno Malta (PL-ES), favorável ao projeto e à emenda de Alessandro Vieira (MDB-SE), que propôs que a autorização para concessão do porte siga os critérios já presentes no artigo 10 do Estatuto do Desarmamento. Leia a íntegra da emenda (PDF-260kB).



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais