Carla Zambelli avalia disputar eleição na Itália após condenação no Brasil
Mundo – Condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) articula uma possível candidatura política na Itália, país onde se encontra desde que deixou o Brasil sob alegação de perseguição política. A parlamentar, que possui cidadania italiana, estuda se filiar a um partido conservador local para disputar as próximas eleições.
Segundo seu advogado, Fabio Pagnozzi, a intenção de Zambelli é, inicialmente, reverter a condenação e retornar ao país. No entanto, ele admitiu que, caso não consiga esse objetivo, ela poderá oficializar sua entrada na política italiana. “A prioridade da deputada é provar a inocência e retornar ao Brasil para continuar com a atuação legislativa. Se isso não for possível, ela pretende concorrer nas eleições italianas”, disse Pagnozzi em entrevista nesta segunda-feira (14/7).
Zambelli foi condenada pelo STF por envolvimento em atos antidemocráticos. A decisão ainda depende de análise da Câmara dos Deputados, que deverá votar pela manutenção ou cassação do mandato da parlamentar. Uma eventual rejeição da cassação será usada por sua defesa como argumento de que Zambelli estaria sendo perseguida politicamente.
Enquanto aguarda o desfecho do processo no Legislativo, a deputada também encaminhou requerimento à Interpol para saber se seu nome foi incluído na lista de foragidos. A consulta visa esclarecer sua situação jurídica internacional, já que o Brasil poderá solicitar a extradição caso haja um mandado em vigor.


