Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Câmara pode votar Projeto de Lei que pune pesquisas eleitorais falsas

Compartilhe
Câmara pode votar Projeto de Lei que pune pesquisas eleitorais falsas

Brasil – O plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta terça- feira (18) o requerimento de urgência para o projeto de lei que pune empresas de pesquisas eleitorais cujos resultados destoem das urnas eletrônicas. Se aprovado, o PL poderá ser incluído na ordem do dia e votado imediatamente.

Para acelerar o processo de tramitação, o projeto inicialmente apresentado pelo líder do Governo, Ricardo Barros (PP-PR), foi apensado a uma proposta que já estava anexada a outro texto com a mesma temática e pronto para votação no plenário.

A proposta de Barros estabelece multa e penas de reclusão de 4 a 10 anos para empresas que publicarem pesquisas que tenham resultados diferentes da margem de erro declarada nos últimos 15 dias antes das eleições.

Ademais, o projeto pretende obrigar os veículos de comunicação que quiserem divulgar pesquisa eleitoral a publicar também todos os levantamentos registrados na Justiça Eleitoral. Os estudos em questão devem ser do mesmo dia ou do dia anterior. O questionamento às pesquisas eleitorais ganhou força depois do 1º turno das eleições.

A vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) nas urnas foi menor que a indicada pelas últimas pesquisas divulgadas pelas empresas. Ambos disputarão o 2º turno das eleições em 30 de outubro de 2022.

Com informações do Poder360.


Banner FIGA2025

Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais