Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Câmara aprova projeto de Carlos Pai Amado que cria programa de alfabetização para idosos em Manaus

Compartilhe
Câmara aprova projeto de Carlos Pai Amado que cria programa de alfabetização para idosos em Manaus

Manaus – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira, 18/08, o Projeto de Lei nº 370/2025, de autoria do vereador Carlos Pai Amado (Avante), que cria o Programa Municipal de Alfabetização de Idosos – Alfabetiza 60+. A proposta agora segue para análise da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Sobre o programa Alfabetiza 60+
O projeto tem como objetivo principal promover a alfabetização e o letramento de pessoas com 60 anos ou mais em Manaus e erradicar o analfabetismo entre pessoas idosas. As ações do Programa serão desenvolvidas em espaços públicos como escolas municipais, centros de convivência, unidades básicas de saúde, igrejas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“É uma iniciativa que busca promover a dignidade, a cidadania e a participação ativa da sociedade. Temos muitos idosos nas periferias sem o conhecimento básico e muitas vezes sem saber ler e escrever.

Acredito que esse projeto vai dar dignidade para muitos deles”, contou o autor da proposta, o vereador Carlos Pai Amado.

Ainda de acordo com o projeto, o conteúdo programático deverá ser adaptado à realidade dos idosos, utilizando metodologias inclusivas, linguagem acessível e temas do cotidiano sob coordenadoria da Secretaria Municipal de Educação, podendo contar com parcerias com universidades.

Compromisso com a terceira idade
Conhecido por seu trabalho em defesa dos direitos dos idosos há mais de 10 anos, Carlos Pai Amado afirmou que vai continuar levando a pauta dos idosos para conhecimento da sociedade. Com o projeto Alfabetiza +60, já são três os números de projetos de autoria do vereador com o tema sobre a valorização dos idosos.

“Não vamos parar, aliás estamos só começando. Tenho um cuidado especial com nossos idosos. Esse projeto é sobre garantir dignidade e oportunidades para quem dedicou a vida à família e ao trabalho. Vamos juntos por uma Manaus mais acolhedora para os nossos idosos”, finalizou.

Próximas etapas
Com a aprovação no plenário da CMM, o projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Superada essa etapa, o projeto voltará para análise dos vereadores em plenário. Sendo aprovado, o PL seguirá para sanção do prefeito.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais