Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Brasil está se antecipando para previnir falta de alimentos, diz Ministra Tereza Cristina

Compartilhe
Brasil está se antecipando para previnir falta de alimentos, diz Ministra Tereza Cristina

Brasil – A Ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o Presidente Jair Messias Bolsonaro visitam nesta quarta-feira (17/11) a unidade de processamento da BRF Foods em Abu Dhabi. Na ocasião, a Ministra disse que o Brasil está se antecipando para garantir os fertilizantes para a próxima safra de verão, a partir de setembro do ano que vem.

A ação faz parte de uma estratégia do governo para evitar que as sanções econômicas impostas à Belarus aumentem o preço dos alimentos no território brasileiro.

“Não é que vamos ter problemas de fornecimento, mas vamos ter problemas quanto ao pagamento, mais ou menos o que já acontece com o Irã e que traz alguns transtornos. Estamos nos antecipando a isso, conversando com outros parceiros para que a gente tenha um porcentual nas exportações de produtos, para que a gente tenha segurança que nossos fertilizantes vão chegar a tempo”, salientou Tereza Cristina à Imprensa Nacional.

Cerca de 20% do consumo de potássio da agricultura brasileira vem de Belarus, que é 2º maior exportador de fertilizantes para o Brasil. O país enfrenta sanções econômicas da União Europeia e dos Estados Unidos, como forma de retaliação à crise de imigração na fronteira com a Polônia.

Agora, a Ministra segue para Moscou, na Rússia, onde tratará de novas aberturas de mercados para os produtos agropecuários brasileiros e conversará com indústrias de fertilizantes.

O governo Bolsonaro lançará um plano nacional de fertilizantes ainda em dezembro para reduzir a dependência brasileira de fornecedores internacionais. A meta do Ministério da Agricultura é diminuir a participação estrangeira de, em média, 85% para algo em torno de 60% nos próximos 30 anos.



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais