Brasília Amapá Roraima Pará |
Manaus
Web Stories STORIES
Brasília Amapá Roraima Pará

Assembleia Legislativa solicita apoio de ministro Sérgio Moro para combater crime organizado no AM

Compartilhe
Assembleia Legislativa solicita apoio de ministro Sérgio Moro para combater crime organizado no AM

Manaus- A crise no sistema carcerário do Amazonas levou a Assembleia Legislativa a solicitar ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, a criação de um Gabinete de Crise no Sistema de Segurança Nacional, com a missão de auxiliar o governo do Amazonas a controlar a onda de violência na capital e interior.

O pedido de ajuda foi idealizado pelo deputado estadual Fausto Jr, que reuniu assinaturas de outros 13 parlamentares. O documento será encaminhado ainda nesta terça-feira (28) ao ministério da Justiça e aos deputados federais e senadores da bancada amazonense em Brasília.

Segundo Fausto Jr, a onda de violência nos presídios mostra a falta de controle do Poder Público nas unidades prisionais. “O problema começou atrás das grades e se alastrou pelas ruas de Manaus”, afirmou o deputado. “O apoio do ministério da Justiça é fundamental para retomarmos o controle da segurança pública”, declarou.

O parlamentar destacou que o aumento da violência no Amazonas é motivado pelo narcotráfico. “Estamos vivendo uma onda de homicídios causada pela guerra de facções, que brigam pelo controle da rota do escoamento de drogas que atravessa o Amazonas”, afirmou o deputado.

O apoio do ministro Sérgio Moro visa retomar o controle dos presídios e, principalmente, aumentar a fiscalização da fronteira do Amazonas, por onde entram armas e drogas no Brasil. “O Amazonas é a porta de entrada de armas e drogas. Por isso as facções querem o controle da região”, explicou o deputado. “Quem dominar o crime organizado no Amazonas tem a chance de expandir o controle para todo o Brasil”, prevê Fausto.

O deputado ressaltou que é injusto cobrar do governo do Estado uma solução para o problema, pois o combate ao crime também envolve ações e investimentos do governo Federal. “É uma guerra que não se vence sozinho. É necessária a união de todos os setores, inclusive da população de bem, para vencer o crime organizado”, completou o deputado.

 



Banner Rodrigo Colchões

Banner 1 - Portal CM7 Siga-nos no Google News Portal CM7



Carregar mais