Arthur Virgílio Neto desabafa um ano após a morte de Bisneto: “Eu não desejo a perda de um filho para ninguém”; veja vídeo
Manaus — Nesta quarta-feira (28/5), completa-se um ano da partida de Arthur Virgílio Bisneto, político amazonense que deixou um legado marcante e um vazio profundo na vida de sua família, amigos e admiradores. Para homenageá-lo, será celebrada uma missa em sua memória, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, localizada na avenida Mário Ypiranga, nº 700, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Nas redes sociais, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, pai de Bisneto, publicou um emocionado desabafo que tocou milhares de seguidores:
“Um ano de Vida Eterna. Um ano de Saudades. Eu vou contar para vocês uma fraqueza minha. Eu perdi meu filho, o mais velho, Arthur Virgilio Bisneto, talentoso. Eu tinha certeza que ele seria um bom deputado federal e foi. Em um discurso na bancada, ele virou o primeiro vice-líder da oposição. Ele poderia ser senador, governador. Eu ando pela rua, pelos bairros, e as pessoas lembram dele, querem bem a ele, à memória dele.”
Em meio à dor, o ex-senador revelou a dificuldade de lidar com a passagem do tempo após a perda:
“Eu fiquei tão atarantado e tão frágil que eu estava aqui conversando com um amigo e eu estava confuso quanto ao que será celebrado na missa de primeiro ano, desde o falecimento dele. Eu estava sem noção… será seis meses, será quatro meses, será oito meses, porque tem uma inversão da ordem natural das coisas aí que é grave.”
Profundamente abatido, Arthur Virgílio reforçou a dimensão dessa perda:
“Eu não desejo a perda de um filho ou de uma filha para ninguém. A pessoa que mais me odeia, eu não quero isso para ela, eu não quero isso para ninguém. Porque a ordem natural das coisas é: primeiro vai o pai, vai a mãe; os meninos têm que ir depois. Então foi um choque muito grande. Até hoje me abala, mas ao mesmo tempo, até hoje me aumentou a minha crença em Deus. E é nessa que eu me pego, porque eu sei que Ele está em bom lugar. Eu sei que tem um bom propósito para isso. Muito obrigado.”
Legado político e pessoal
Arthur Bisneto faleceu aos 44 anos, no dia 28 de maio de 2024. Filho de Arthur Virgílio Neto e Jaqueline Arduini, e neto do ex-deputado federal Arthur Virgílio Filho, cresceu em uma família de forte tradição política no Amazonas.
Ele iniciou sua trajetória pública ao ser eleito vereador de Manaus, em 2000. Posteriormente, exerceu três mandatos como deputado estadual (2002, 2006 e 2010), até ser eleito deputado federal em 2014.
Nas eleições daquele ano, Arthur Bisneto obteve a maior votação percentual do país, com 250.916 votos — o equivalente a 15,3% do eleitorado do Amazonas —, consolidando-se como o deputado federal mais votado do estado. Sua atuação destacada o levou a ocupar o posto de primeiro vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados.
Reconhecido pela combatividade, inteligência política e dedicação ao estado do Amazonas, Bisneto era visto por muitos como um nome promissor para cargos ainda mais altos, como o Senado ou o Governo do Estado.
Homenagem e solidariedade
A celebração desta quarta-feira será um momento de fé e solidariedade cristã, reunindo familiares, amigos e todos aqueles que desejam prestar uma última homenagem à memória de Arthur Bisneto.
“Desde já, agradecemos por este gesto de fé e solidariedade cristã”, destacou a família no convite para a missa.
Um ano após sua partida, permanece viva a lembrança de um político jovem, combativo e apaixonado por sua terra, cujo legado segue inspirando muitos amazonenses.